22/Nov/2024
De acordo com a Emater-RS, a semeadura da 1ª safra de feijão foi concluída na maioria das regiões do Rio Grande do Sul. No entanto, permanecem áreas a serem implantadas no sul e nordeste, especialmente nos Campos de Cima da Serra, onde se adota cultivo único com plantio tardio, concentrado no mês de dezembro.
Para a Safra 2024/2025 no Estado, a projeção de cultivo é de 28.896 hectares e a produtividade média estimada é de 1.864 Kg por hectare. O tempo seco, de altas temperaturas, baixa umidade relativa do ar e ventos ocasionais da última semana, configurou-se como um fator climático desfavorável à cultura, que já apresenta sinais de estresse hídrico. A maior parte das lavouras encontra-se na fase reprodutiva (florescimento, formação de vagens e enchimento de grãos) e restrições hídricas nesse estágio podem afetar a produtividade.
Contudo, até o momento, o quadro não é considerado crítico. As precipitações ocorridas recentemente poderão amenizar a situação e limitar perdas. Na região de Santa Maria, 93% das áreas estão semeadas. A maior parte está em estágio reprodutivo, como a lavoura registrada em Toropi, no começo do mês (07/11), e 4% estão colhidos. Fonte: Emater-RS. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.