ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

22/Dec/2023

Frango: Brasil poderá expandir exportação à Rússia

O anúncio da abertura de novas cotas na Rússia e Belarus voltadas para a importação de carne de frango destinadas a processamento abre espaço para a ampliação da presença do produto brasileiro nesses mercados, especialmente pelo histórico de exportação do País para a União Eurasiática, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). As novas cotas abertas contemplam 140 mil toneladas de carne de frango para a Rússia, e 10,9 mil toneladas para Belarus com tarifa zero. Há, ainda, cota com tarifa zero na Rússia para a importação equivalente a 1,2 bilhão de ovos, mas o mercado para produto brasileiro ainda está fechado.

Ainda que seja uma cota válida para todos os países exportadores de carne de frango, o Brasil deverá desempenhar um importante papel neste apoio adicional à segurança alimentar das duas nações, especialmente por já ter o conhecimento do perfil dos produtos demandados pelos eurasiáticos, segundo a ABPA. O anúncio de novas cotas ocorreu uma semana após o governo russo renovar as cotas equivalentes a 364 mil toneladas de frango - 250 mil toneladas com carcaças, pernas e cortes não desossados e 100 mil de produtos desossados, além de 14 mil toneladas destinadas a peru inteiro e carcaças.

A Rússia é o 24º principal destino das exportações de carne de frango do Brasil, com 43,6 mil toneladas embarcadas entre janeiro e novembro deste ano, o que gerou receita de US$ 81,2 milhões. A Rússia sempre foi um importante comprador da proteína brasileira. No caso de carne de frango, produtos como peito e leg quarter historicamente foram os mais demandados. Como se trata de uma cota exclusiva para processamento, a expectativa é de que bons volumes de peito de frango possam ser exportados. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.