ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Dec/2023

Suíno: setor busca ampliar consumo no Nordeste

A campanha “Carne de Porco: Bom de preço, bom de prato” foi um sucesso ao chegar à Região Nordeste. Impulsionada pela Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) em parceria com a Associação Baiana de Suinocultores (ABS) e com o apoio do Carrefour, maior rede de varejo do Brasil, através da bandeira Super Bompreço, a iniciativa alcançou 35 milhões de brasileiros, resultando em um aumento de até 49% nas toneladas de carne suína vendidas durante o período da campanha em cinco Estados da região. A ABCS assumiu o compromisso em 2023 de levar a carne suína para o Nordeste, uma região brasileira com grande potencial de consumo, mas que ainda enfrenta desafios culturais relacionados a mitos sobre a proteína. A campanha é o início de um projeto prioritário. A Região Nordeste possui um enorme potencial de consumo de carne suína.

Atualmente, o consumo é bastante reduzido, e o objetivo é impulsionar a carne suína na região. Também foi iniciada uma campanha de marketing para educar os consumidores da região sobre o sabor, a segurança e a saudabilidade da carne suína. O compromisso do Carrefour com a suinocultura brasileira foi evidente, participando da campanha através da bandeira Super Bompreço em cinco Estados: Alagoas, Bahia, Maranhão, Paraíba e Pernambuco. Um total de 37 lojas participaram da 1ª edição do “Bom de preço, bom de prato” na Região Nordeste, registrando um aumento nas vendas de 15,6% em comparação com o mesmo período do mês anterior. Durante o período de 13 a 22 de outubro, a bandeira impulsionou a carne suína, e além do aumento nas vendas, o Super Bompreço também experimentou um aumento no volume, comparado ao mesmo período de setembro, de quase 6%. O Super Bompreço e a ABCS uniram esforços para promover o consumo de carne suína na Região Nordeste.

A Associação Baiana de Suinocultores (ABS) iniciou a campanha com grande entusiasmo na Bahia. Com a participação de 108 lojas, a promoção da venda de carne suína ocorreu de 10 a 30 de outubro, utilizando materiais impressos e redes sociais em parceria com um frigorífico de Vitória da Conquista (BA). Além disso, 25 bares e restaurantes participaram do evento “Porco no Ponto”, promovendo pratos com a proteína suína entre os dias 15 e 31 de outubro. Houve um aumento de 49,1% nas toneladas vendidas de carne suína durante o período da campanha. A presença nas redes sociais, especialmente a iniciativa com os bares e restaurantes, também foi muito positiva. A campanha foi um sucesso e entrará para o calendário dos estabelecimentos do Estado. Também foram realizadas algumas campanhas conjuntas, como a divulgação de pratos típicos de restaurantes e botecos relacionados ao consumo de carne suína. Fonte: ABCS. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.