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15/Dec/2023

Leite: Fonterra eleva projeção de preço ao produtor

A Fonterra aumentou sua previsão do preço do leite ao produtor e a orientação de lucros para o ano fiscal de 2024, após um forte início de ano. A previsão do preço médio do leite no produtor para a temporada 2023/2024. A revisão reflete o recente fortalecimento da demanda por produtos básicos de referência das principais regiões importadoras, incluindo a melhora na demanda da China durante o primeiro trimestre. Os preços do comércio global de lácteos subiram, e a carteira de vendas está bem contratada para esta época do ano, o que dá confiança para aumentar a previsão do preço do leite ao produtor. Ainda é o início do ano, com potencial para maior volatilidade nos preços das commodities, portanto, a Fonterra continuará observando atentamente a dinâmica do mercado e fornecendo atualizações conforme necessário.

A cooperativa também relatou fortes ganhos no primeiro trimestre devido ao melhor desempenho em todos os seus três canais de vendas. Como resultado, foi elevado o ponto médio da previsão de lucros para o ano. O lucro da Fonterra após os impostos aumentou 85% em relação ao mesmo período do ano passado, chegando a NZ$ 392 milhões (US$ 241,36 milhões). O EBIT aumentou 63%, chegando a NZ$ 575 milhões (US$ 354,04 milhões). Esses ganhos são provenientes de operações contínuas e excluem o desempenho e o impacto da venda da DPA Brasil. As margens mais altas nos canais de Ingredientes, Foodservice e Consumo da Fonterra impulsionaram o aumento dos lucros, com a margem bruta subindo de 15,5% no mesmo período do ano passado para 21,4%. O desempenho nos canais Foodservice e Consumo se deve ao aumento das margens e ao fato de a Fonterra ter alocado mais leite para esses canais de maior retorno.

Também se observou um desempenho forte e contínuo na New Zealand Ingredients, mas margens menores na Australia Ingredients. Olhando para o futuro, essas margens mais altas devem continuar ao longo do primeiro semestre do ano, antes de se estreitarem em todos os três canais de vendas no segundo semestre, devido aos custos mais altos dos insumos e à redução da diferença entre os preços dos produtos de referência e os de não referência. Durante o primeiro trimestre do ano fiscal de 2014, a Fonterra também continuou progredindo em relação à sua estratégia. Em agosto, retornou 50 centavos (30,79 centavos de dólar) por ação e unidade após a conclusão da venda da Soprole. Também concluiu recentemente o desinvestimento da DPA Brasil, como parte do plano de focar no leite de nossos produtores da Nova Zelândia. As equipes no mercado estão trabalhando continuamente em novas maneiras de comercializar a experiência em inovação.

Isso inclui a parceria com um cliente no Japão para o lançamento de um leite em pó para adultos contendo proteína e destinado à perda muscular, e a parceria com um cliente na China para o desenvolvimento de um bolo contendo probióticos em resposta ao crescente interesse dos consumidores pelos benefícios dos probióticos para a saúde. Como parte do plano para ser líder em sustentabilidade, a Fonterra introduziu uma meta de redução de 30% na intensidade de emissões nas fazendas até 2030 (a partir de uma linha de base de 2018) e, desde então, há reuniões com os produtores para discutir como a Fonterra pode alcançá-la coletivamente. A Fonterra está satisfeita com os resultados do primeiro trimestre do ano fiscal de 2024 e vê um impulso positivo à medida em que se trabalha em direção às metas para 2030. Incluindo operações descontinuadas, o lucro total do grupo após os impostos no primeiro trimestre do exercício fiscal de 2024 foi de NZ$ 346 milhões (US$ 213,04 milhões). Fonte: Fonterra. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.