ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

13/Dec/2023

Gripe Aviária: Singapura suspende alguns países

Em decorrência de surtos de Influenza Aviária, o governo de Singapura suspendeu a importação de aves in natura e de produtos avícolas de diversas regiões de países afetados. A gripe aviária H5N1 altamente patogênica afetou regiões dos Estados Unidos, Canadá, França, Bélgica, Japão e Alemanha. Todos enfrentam embargos parciais, regionalizados. A Agência Alimentar de Singapura (SFA) divulgou circulares para comerciantes de carne e ovos datadas de 8 de dezembro em que justificava que o Japão relatou surtos de gripe aviária altamente patogênica H5 (HPAI) em aves nas províncias de Saga, Ibaraki, Saitama e Kagoshima.

Tendo em conta os surtos, o Conselho de Parques Nacionais/Serviço Animal e Veterinário (NParks/AVS) impôs restrição temporária à importação de aves e produtos avícolas dessas prefeituras. Os produtos avícolas tratados termicamente que cumpram as diretrizes da OMSA para inativação do vírus da Influenza Aviária não estão sujeitos à restrição. A SFA determinou que as granjas e frigoríficos de Singapura também devem adotar medidas de biossegurança para evitar que aves selvagens entrem em contato com seus rebanhos de aves.

A SFA inspeciona instalações avícolas locais, bem como testa aves vivas importadas e aves em granjas locais para detectar a gripe aviária. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que o risco de transmissão aos humanos é baixo. Mas, por precaução, as pessoas são aconselhadas a não tocar em animais selvagens mortos ou doentes. Segundo relatos, Malásia, Estados Unidos e Brasil são as principais fontes fornecedoras de frango de Singapura. Outras aves aprovadas pelo país incluem peru, pato, codorna e ganso. Fonte: The Independent. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.