ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

12/Dec/2023

Frango: Rússia isenta cota na importação de carne

A Rússia permitirá a importação de 160 mil toneladas de carne de frango com isenção de impostos em 2024, uma grande parte das quais deverá vir de fora da região CEI (Armênia, Belarus, Cazaquistão, Federação Russa, Moldávia, Quirquistão, Tadjiquistão, Turcomenistão, Ucrânia, Uzbequistão, Geórgia e Azerbaijão). As restrições à exportação, há muito discutidas, também entram em vigor. As importações de frango isentas de impostos estão sendo impostas para estabilizar a situação dos preços no mercado interno. Segundo o Centro de Política Agrícola do Instituto Ranera, a cota de 160 mil toneladas é comparável ao volume importado pela Rússia nos anos anteriores.

No entanto, em anos anteriores, as importações vieram principalmente da Bielorrússia, favorecida pelos benefícios do espaço aduaneiro comum com a Rússia como parte da União Económica da Eurásia. Graças à nova quota, as importações de aves de outros países para a Rússia podem triplicar em 2024 em comparação com os anos anteriores. Os preços do frango na Rússia estão elevados atualmente. Se for tido em conta a inflação anual, os preços atuais são os mais elevados desde 2014, ano em que o governo russo impôs um embargo alimentar que proibiu as importações provenientes da União Europeia. A gripe aviária e a baixa margem empresarial são as principais razões para a turbulência de preços no mercado avícola russo este ano.

Os avicultores russos estão com falta de dinheiro devido ao aumento dos custos operacionais. Nos últimos anos, os avicultores vêm se abstendo em investir. Agora, as operações antigas estão se desmantelando e não há estímulos para as substituir. Em 2023, os avicultores russos viram os custos da mão-de-obra e os associados à manutenção do equipamento aumentarem de 25% a 30% em comparação com o ano anterior. O custo das vacinas e dos produtos farmacêuticos disparou entre 15% e 25% e o das embalagens entre 8% e 25%. Como resultado, em outubro de 2023, uma caixa de ovos custava ao consumidor um quarto mais do que no mesmo período do ano anterior.

O preço da carcaça de frango aumentou quase 50%. Em 2023, a produção avícola russa deverá permanecer no nível do ano anterior. Para lidar com a situação difícil dos criadores de aves, o governo russo revelou planos para tornar a indústria apta a participar de uma nova rodada de empréstimos bonificados com uma taxa de juro subsidiada por até 8 anos. Os empréstimos bonificados foram a principal ferramenta de desenvolvimento do setor nos primeiros anos do embargo alimentar, mas o programa foi gradualmente reduzido à medida que o país superava as metas da doutrina nacional de segurança alimentar. Fonte: Poultry World. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.