ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

12/Dec/2023

Suíno: consumo da carne segue crescente no Brasil

A carne suína tem ganhado cada vez mais destaque no Brasil, refletido no aumento significativo do consumo per capita ao longo dos anos. Em 2010, eram 13,7 Kg por pessoa, alcançando em 2022 a marca de 20,5 Kg. A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) enfatiza a expectativa de crescimento contínuo, projetando um aumento de 3% a 5% ao ano na próxima década, com a possibilidade de ultrapassar a carne bovina em menos de 10 anos. Esse progresso vai além de números, sendo uma história construída ao longo de mais de 10 anos de trabalho conjunto da cadeia de suínos e da ABCS. Os fatores que impulsionam a evolução dos hábitos alimentares colocam o consumidor no centro do diálogo com profissionais de saúde, chefs de cozinha e nas maiores redes de varejo do País.

Uma das mudanças perceptíveis nos hábitos de consumo é a preferência por cortes in natura, porcionados, com menos gordura e formas de preparo mais práticas e saudáveis, acompanhadas de informações sobre sustentabilidade e segurança alimentar. A suinocultura brasileira não foi apenas testemunha, mas protagonista de significativas transformações. Foi possível resolver muitas doenças de alto impacto, não só no melhoramento genético. O País passou “porco banha” para o suíno light, incorporando a inseminação artificial e buscando não apenas ser importador, mas também exportador de material genético. Para se aproximar ainda mais do consumidor, a ABCS intensifica a comunicação, disponibiliza informações e abre diálogo.

Trabalhando em parceria com as redes de varejo, a associação busca proporcionar uma experiência de compra centrada no cliente, considerando seus anseios e fornecendo informações que conectem o consumidor aos benefícios da carne suína. A Semana Nacional da Carne Suína, uma iniciativa da ABCS, tem desempenhado um papel crucial nesse processo. Com um alcance capilarizado, a campanha já atingiu milhões de pessoas, desde consumidores a profissionais de diversos segmentos, em diferentes classes sociais. A presença nas redes de varejo, nas lojas físicas e nos meios de comunicação, como televisão e redes sociais, solidifica a Semana Nacional da Carne Suína como uma estratégia eficaz para promover e consolidar o aumento do consumo desse saboroso produto. Fonte: Agrimídia. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.