ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

08/Dec/2023

Gripe Aviária: França recomenda nova dose da vacina

A França ordenou que uma terceira dose da vacina contra a gripe aviária seja aplicada em patos em áreas de maior risco, citando novas evidências científicas. O objetivo é evitar um aumento nos surtos. A França elevou o nível de risco da gripe aviária de ‘moderado’ para ‘alto’ no dia 5 de dezembro, depois que novos casos da doença foram detectados, forçando as granjas avícolas a manterem as aves em ambientes confinados. Segundo o Ministério da Agricultura do país, novas evidências científicas levaram a ajustar o protocolo de vacinação para garantir a melhor proteção possível das aves e evitar qualquer surto epizoótico.

Para isso, será adotado um protocolo de três doses a partir desta semana até 15 de março de 2024 em áreas identificadas como de risco e tendo como alvo os patos Mulard. Os patos Mulard são criados para a produção do foie gras. Quatro surtos de Influenza Aviária Altamente Patogênica foram detectados desde 27 de novembro, os primeiros neste outono, incluindo três na Bretanha, no oeste da França, e um no Somme, no norte da França. Tudo isso foi registrado em granjas de perus. Não houve nenhum surto relatado entre patos até agora. Até 19 de novembro, 6,9 milhões de patos receberam a primeira dose da vacina contra a gripe aviária e 3,6 milhões receberam duas.

A alemã Boehringer Ingelheim foi a selecionada para produzir a vacina. Embora a gripe aviária seja inofensiva nos alimentos, a sua propagação é uma preocupação para os governos e para a indústria avícola devido à devastação que pode causar aos rebanhos e ao risco de transmissão humana. A propagação do vírus levou ao abate de centenas de milhões de aves em todo o mundo nos últimos anos. Geralmente ataca durante o outono e o inverno e tem se espalhado em muitos países europeus nas últimas semanas. Fonte: The Poultry Site. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.