ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

08/Dec/2023

Suíno: desafios no mercado do Sudeste Asiático

Nas Filipinas, o consumo per capita de carne suína em 2023 está previsto para ser de 15 Kg, com o maior consumo ocorrendo durante o feriado de Natal. Com isso, os criadores locais de suínos geralmente aguardam esta temporada, pois há um aumento na demanda por carne suína, resultando geralmente em um melhor preço na origem devido à lei da oferta e demanda. No entanto, devido ao excesso de oferta de carne suína congelada importada, o preço na origem dos suínos produzidos localmente permanece baixo, com o mesmo preço dos meses anteriores. O Departamento de Agricultura do país afirmou que seu foco principal é aumentar a produção de alimentos e modernizar a agricultura, um setor crítico da economia filipina. Foi enfatizada a necessidade de modernizar a agricultura para torná-la mais lucrativa e atraente para as gerações mais jovens.

Enquanto a produção de arroz continua sendo importante, outros setores como gado, aves, pesca e culturas de alto valor que requerem atenção e apoio do governo. Quanto à peste suína africana (PSA), uma nova província na parte mais ao sul da Ilha de Luzon detectou seu primeiro caso de PSA. O governo local da província está coordenando de perto com o Departamento de Agricultura para conter a disseminação do devastador vírus da PSA. Até 7 de novembro de 2023, já foram registrados 395 municípios que foram reclassificados de zonas vermelhas (infectadas) para zonas rosa (buffer) e 73 municípios de rosa para amarela (vigilância). Esforços contínuos estão sendo feitos pelos grupos de suinocultura nacionais e locais, afiliados e aliados para proteger a indústria suína local.

A Tailândia começou a reprimir o contrabando de carne suína congelada, mas a ação ainda não corrigiu o preço da carne suína, que permanece abaixo do custo de produção. O Departamento de Investigação Especial descobriu 2385 contêineres de carne suína congelada contrabandeada principalmente do Brasil, Espanha, México e Alemanha para a Tailândia durante 2021/2023. Isso representa cerca de 76.000 toneladas de carne suína. O contrabando resultou em uma queda acentuada nos preços de suínos vivos na Tailândia, para um nível abaixo do custo de produção. O governo está rastreando os contrabandistas e encontrou vários corretores de transporte, funcionários do governo de departamentos de pecuária, alfândega e polícia, empresários e políticos envolvidos no contrabando.

A maioria deles foi presa, mas os mentores ainda estão foragidos. Até agora, mais de 1685 contêineres de carne suína contrabandeada, pesando 42.000 toneladas, foram distribuídos para câmaras frias em todo o país. As câmaras frias distribuíram principalmente produtos como lombo, barriga, fígado e pernas para mercados, supermercados e hipermercados em toda a Tailândia. O restante dos contêineres de carne suína contrabandeada deve ser retido ou escondido nos principais portos marítimos em diferentes partes do país. Até agora, apenas 161 contêineres foram confiscados e estão sendo descartados em vários aterros sanitários. Apesar do atual clima financeiro na Tailândia, alguns produtores continuam aprimorando sua genética para ter um custo de produção competitivo com as importações.

No Vietnã, o Departamento de Importação e Exportação afirmou que a quantidade de importações de carne suína aumentou continuamente nos últimos meses, mas representa apenas cerca de 2,1% da produção doméstica de carne suína. Portanto, as fontes importadas não afetaram os preços internos dos porcos recentemente. A quantidade de fêmeas reprodutoras importadas para o Vietnã em 2022 foi de 6.527 fêmeas e 1.375 machos. Nos primeiros 10 meses de 2023, foram importadas 3.675 fêmeas e 1.288 machos. Em 2018, o país tinha cerca de 2,5 milhões de estabelecimentos de criação de suínos, diminuindo significativamente para 1,82 milhão em 2019 (devido ao impacto da epidemia de PSA).

No período de 2020 a 2022, as fazendas de criação de gado em pequena escala diminuirão de 15% a 20%. Atualmente, a produção de suínos em fazendas de pequenos agricultores diminuiu para 35% e 40%. A produção de suínos em instalações de criação em grande escala representa entre 60% e 65%. A estrutura do fornecimento de carne suína em 2022 mostra que as empresas domésticas representam apenas 19%, as famílias de criação de gado representam 38%, e as empresas estrangeiras representam 43%. O preço médio do suíno vivo nos primeiros 4 meses de 2023 aumentou acentuadamente de maio a julho, e depois diminuiu continuamente.

Os preços diminuíram constantemente em 3 regiões e diminuíram mais na última semana de setembro e nas primeiras 3 semanas de outubro (atingindo um novo mínimo com o preço médio de 3 regiões, correspondendo ao mês mais baixo do ano). Na última semana de outubro, os preços começaram a aumentar. O preço médio do suíno vivo em outubro de 2023 caiu em relação ao preço médio em setembro e em relação ao preço médio em julho (o mais alto do ano de 2023, até agora). o governo está preocupado com a PSA. Despacho do Primeiro-Ministro sobre a implementação drástica e sincronizada de soluções para prevenir e controlar a doença. Fonte: Agrimídia. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.