ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

06/Dec/2023

Suíno: exportação para o México segue suspensa

A importação de carne suína brasileira pelo México segue suspensa conforme liminar da Justiça de 1ª Instância do país. A comercialização da proteína está bloqueada há duas semanas a pedido da Associação de Criadores de Suínos do México. Os exportadores brasileiros esperavam o fim do bloqueio ainda na última semana. Uma missão da indústria com o Ministério da Agricultura foi ao México, mas a liberação não ocorreu. É preciso que a Justiça derrube a liminar a pedido do Serviço Nacional de Sanidade, Inocuidade e Qualidade (Senasica). É uma questão interna do México.

O governo estima que cerca de US$ 60 milhões em carne suína brasileira estejam a caminho do México, aguardando a liberação do governo do país para a entrada. De 29 de novembro ao dia 2 de dezembro, uma comitiva do Ministério da Agricultura esteve no País, para negociar o fim do embargo temporário. O grupo conversou com o governo mexicano para liberar as exportações brasileiras de carne suína e avançar nos embarques brasileiros de carne bovina e miúdos. A reunião foi considerada positiva.

Os principais pontos discutidos com as autoridades mexicanas incluíram a prorrogação das isenções das tarifas de importação, medidas para lidar com a regionalização em caso de Influenza Aviária e solicitação de análise para o reconhecimento do Paraná e Rio Grande do Sul como zonas livres de febre aftosa. Segundo dados do Ministério da Agricultura, neste ano o México se tornou o quinto parceiro comercial do Brasil, ficando atrás apenas da China, Estados Unidos, Argentina e União Europeia. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.