ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

05/Dec/2023

Gripe Aviária causa morte de flamingos na Argentina

Cerca de 220 flamingos foram encontrados mortos na província de Catamarca, no noroeste da Argentina, devido a um surto de gripe aviária. A doença é altamente contagiosa e mortal que se espalha naturalmente através de aves aquáticas selvagens, como patos, gansos e cisnes, mas também pode infectar outras espécies de aves, como aves domésticas, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. A cepa H5N1 da gripe aviária se espalhou em mais de 80 países desde 2022, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMSA) e os especialistas estão preocupados devido ao seu impacto contínuo em todos os continentes.

O H5N1 é a versão predominante que causa problemas nas Américas e na Europa, e vários subtipos do vírus vêm sendo relatados à medida que a doença sofre mutações contínuas. Em todo o mundo, houve relatos de surtos de gripe aviária em vários mamíferos, como focas e visons de criação, detecção de vírus H5N1 em cães e gatos domésticos, bem como alguns casos relatados em humanos. A espécie infectada, conhecida como flamingo de James (Phoenicoparrus jamesi) ou flamingo puna, é um dos três tipos de flamingos encontrados no noroeste da Argentina.

As aves representam um risco de propagação da doença para novas áreas durante a migração. Originalmente, a cepa H5N1 se espalhou da América do Norte para a América do Sul através de aves migratórias no curto espaço de três meses, de acordo com a Universidade de Maryland. Basta uma ave infectada para transmitir o vírus a um bando inteiro numa questão de dias. Os flamingos são conhecidos por serem animais sociais altamente gregários que vivem em grandes bandos. Fonte: CNN. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.