ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

29/Nov/2023

Suíno: México proíbe importação de carne do Brasil

Segundo o Ministério da Agricultura, cerca de US$ 60 milhões em carne suína brasileira estão a caminho do México aguardando a liberação do governo do país para. O imbróglio com o produto embarcado decorre de uma decisão em primeira instância da Justiça do México que proibiu a importação de carne suína brasileira a pedido dos criadores de suínos do país. O Ministério da Agricultura foi surpreendido por essa decisão judicial na semana passada contra o Serviço Nacional de Sanidade, Inocuidade e Qualidade Agroalimentar (Senasica), órgão sanitário do México.

O Senasica pediu a cassação dessa liminar que impede a importação. O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Roberto Perosa, embarcou nesta terça-feira (28/11) para o México e espera resolver a questão da importação com o país. A expectativa é de que as exportações sejam retomadas. Existe hoje um grande impacto para a produção brasileira, com quase US$ 60 milhões de proteína aguardando a autorização e já pagos pelos compradores, o que seria um grande prejuízo aos importadores.

O governo brasileiro fará a negociação com o Ministério da Economia, com a autoridade sanitária mexicana. Outro tema que será tratado entre os países será a desoneração das exportações da proteína suína, válida até dezembro. O Brasil vai solicitar a prorrogação da medida. O presidente Lula afirmou que, se necessário, iria ao presidente Lopez Obrador. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.