ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

29/Nov/2023

China poderá habilitar novos frigoríficos brasileiros

O Ministério da Agricultura espera que a China habilite uma nova leva de frigoríficos brasileiros para exportar ao país após vistoria que realizará a partir de 1º de dezembro em plantas no Brasil. O Brasil possui 79 frigoríficos aptos a exportar para a China, credenciados no sistema. A decisão de habilitação é da China. A China visitará 18 frigoríficos, sendo 3 para confirmar habilitação, outras 11 plantas de carne bovina e 4 plantas de carne suína que ainda não são habilitadas. O roteiro de unidades a serem visitadas foi escolhido pelas autoridades chinesas.

Apesar de a nova vistoria da China se restringir a 15 unidades, há expectativa de que a habilitação de plantas pelo país asiático seja ampliada além da lista de vistoria. A China informou que, a depender do resultado, poderá habilitar todo lote. Não foi especificado se habilitarão planta a planta ou por amostragem. O Ministério da Agricultura acredita que, a partir do momento em que as plantas estão credenciadas no sistema, não haveria nenhuma objeção.

Com isso, há confiança de que poderão habilitar mais plantas além das colocadas na vistoria. A China respondeu que, encontrando boas condições nas 15 plantas visitadas, poderá habilitar um lote adicional delas. Eles não disseram quantas seriam nesse lote adicional, mas a expectativa é de que haja esse lote. A China desconsiderou a lista com 20 plantas enviadas pelo governo brasileiro no fim de agosto e analisa mais de 50 unidades. Neste ano, a China habilitou quatro novas plantas brasileiras e retirou a suspensão de dois frigoríficos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.