20/Nov/2023
A Unilever está compartilhando 12 patentes de reformulação com a indústria de fabricação de sorvetes em geral, enquanto busca liderar o caminho na redução do consumo de energia e das emissões de carbono da última milha da cadeia de fornecimento de sorvete. A última milha é a parte mais curta da linha de abastecimento, representando o destino final que as mercadorias percorrem. No caso do sorvete, a última etapa da jornada é do freezer até o consumidor. De acordo com o Plano de Ação de Transição Climática da Unilever, 10% da pegada de gases de efeito estufa da empresa vem das emissões do varejo, especificamente das dos freezers. Para a empresa, a ideia de armazenar sorvetes em temperaturas mais altas foi um divisor de águas.
A Unilever realizou dois pilotos, um dos quais começou na Alemanha em 2022 e um segundo na Indonésia em 2023, em uma tentativa de "explorar e entender" em condições reais como o sorvete se sustentava a temperaturas de freezer de -12°C em vez dos típicos -18°C. O primeiro piloto na Alemanha indicou uma redução de energia de 24% por freezer. Uma redução de energia de quase um quarto de algo tão simples como aumentar a temperatura do freezer em seis graus é significativa é melhor para o meio ambiente e mais barato. Mas, será que é assim tão "simples" de fazer? De acordo com a Unilever, não há regras rígidas e rápidas, tudo se resume ao desempenho do sorvete quando armazenado em freezers mais quentes, daí a necessidade de testes. E embora alguns graus possam não parecer muito, na prática, mudanças sutis nas condições de armazenamento podem trazer problemas de estabilidade.
Se os produtos de sorvete não forem estáveis a -12°C depois de serem testados em sua forma atual, a empresa procura reformulá-los. Isso é feito aumentando a firmeza, reequilibrando os ingredientes do sorvete para que o teor de gelo aumente, o que é um fator fundamental para a firmeza de um sorvete na temperatura de servir. Ao mesmo tempo, é preciso garantir que, à medida que mudamos as proporções de ingredientes, se mantenha o sabor do sorvete e que o sabor permaneça o mesmo. Também é preciso garantir que o sorvete derreta de maneira semelhante, com que rapidez derrete e como o sorvete reveste a boca. Há uma série de testes que fazemos para garantir que entregamos a mesma ótima qualidade de sorvete e experiência alimentar. As 12 patentes referem-se a uma ampla gama de produtos do portfólio da Unilever, incluindo sorvetes revestidos, water ice, mini copos e sorvetes em palito.
Todos os 12 pedidos foram publicados em 9 de novembro de 2023 e podem ser acessados pelo site da Organização Mundial da Propriedade Intelectual com os títulos '‘frozen confection'. Para ter acesso às patentes, os fabricantes precisam entrar em contato com a Unilever para obter uma licença não exclusiva. A empresa tomou a medida de compartilhar seus segredos com o resto da indústria de sorvetes porque queria influenciar uma mudança maior em todo o setor. É preciso trabalhar em conjunto com os pares, varejistas e governos nessa ambição. O compartilhamento das patentes de reformulação permite que outras pessoas com experiência em formulação de sorvetes adaptem suas próprias formulações para serem resilientes a temperaturas mais quentes. Por meio da colaboração, é possível reduzir o impacto da cadeia de frio do sorvete no meio ambiente, ao mesmo tempo em que continuamos fornecendo produtos de alta qualidade para nossos consumidores. Este é apenas o início de um programa de longo prazo. Fonte: Dairy Reporter. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.