ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

20/Nov/2023

EUA está enfrentando escassez de caixas de leite

Problemas na cadeia de suprimentos mais uma vez estão atingindo a indústria de lácteos dos Estados Unidos. Desta vez, é uma escassez de caixas de leite. Em 25 de outubro de 2023, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) emitiu um memorando de política reconhecendo que escolas em vários Estados estão enfrentando desafios da cadeia de suprimentos de leite relacionados a problemas de embalagem. O memorando autorizou as agências estaduais a permitir que os operadores do programa de leite financiado pelo USDA renunciassem aos requisitos do programa se estivessem enfrentando interrupções no fornecimento. Junto com as escolas, as caixas de papelão de serviço único são amplamente utilizadas por hospitais, casas de repouso e prisões. Na raiz do problema parece estar um atraso de produção na Pactiv Evergreen, uma fabricante de embalagens em Lake Forest, Illinois.

A Pactiv Evergreen se apresenta como a principal fabricante de embalagens de alimentos e bebidas frescas na América do Norte. A empresa não ofereceu uma explicação oficial sobre porque atualmente não é capaz de cumprir seus pedidos. Mas um resumo da situação de 3 de novembro no site da indústria de embalagens "Packaging Dive" observou que, no início de 2023, a Pactiv Evergreen anunciou que estava se reestruturando para combinar seus negócios de merchandising de bebidas e alimentos. Como parte dessa estratégia, a empresa fechou uma fábrica de papel em Canton, Carolina do Norte, juntamente com uma instalação de conversão em Olmsted Falls, Ohio. Os fechamentos duplos resultaram em um total de aproximadamente 1.300 empregos perdidos. Quando a escassez de embalagens de leite começou a surgir, em setembro de 2023, muitos processadores de laticínios entraram em contato com a Tetra Pak, outra grande fabricante de embalagens lácteas dos Estados Unidos.

Mas, desde então, a Tetra Pak teve que recusar encomendas, incapaz de atender ao rápido aumento da demanda. A Tetra Pak aumentou as horas extras em sua fábrica para elevar a produção de caixas de produtos refrigerados em porção individual. No entanto, atualmente, não há capacidade de produção para compensar totalmente a escassez inesperada, o que significa que a empresa não pode atender a cada novo pedido de fornecimento adicional. Enquanto isso, escolas em Nova York, Califórnia, Pensilvânia e no estado de Washington já estão sendo afetadas. Em estratégias alternativas para continuar a servir leite, alguns estão explorando dispensadores de leite a granel e embalagens longa vida. Outros estão despejando leite de jarros plásticos em copos reutilizáveis ou descartáveis. Outros ainda estão adotando a isenção do USDA e pulando o leite completamente.

Um artigo do New York Times de 3 de novembro compartilhou uma postagem de comunicação para os pais do distrito escolar de Lake Stevens, no noroeste de Washington. "Às vezes, podemos não ter leite durante o café da manhã ou almoço. Planejamos priorizar o leite durante o café da manhã, quando disponível." O distrito também incentivou os alunos a trazerem suas próprias garrafas de água para a escola. E as escolas de Rochester, em Nova York, estão oferecendo aos alunos suco em vez de leite. A produtora de leite Kendra Lamb está preocupada com qualquer problema que impeça a obtenção de leite pelos consumidores. Como o produto é bastante perecível, certamente, qualquer demanda reduzida seria uma preocupação. A Associação Internacional de Alimentos Lácteos afirmou que os processadores de leite dos Estados Unidos estão trabalhando com outros fornecedores de embalagens para resolver a escassez, mas projetou que a situação se estenderá pelo menos até o início de 2024. Fonte: Dairy Herd Management. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.