ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

16/Nov/2023

Boi: oferta nos EUA se recuperará a partir de 2025

A Marfrig enxerga uma recuperação gradual na oferta de gado nos Estados Unidos a partir do fim de 2025 e início de 2026. Dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) sugerem que haverá mais gado em 2024 do que hoje, mas além de 2024 não se pode dizer. A oferta vai continuar caindo até o fim de 2025. A recuperação vai depender de quanto vai ocorrer a retenção das fêmeas. A indústria nos Estados Unidos seguirá se ajustando com base na oferta apertada de gado disponível.

Com a oferta mais apertada, a indústria reduz o número de horas de operação. A indústria opera seis dias por semana, no total de 48 horas por semana, e pode chegar até 36 horas, o que seria uma redução de 25%. Há gado suficiente para indústrias rodarem 36 horas por semana. Do lado da demanda, a Marfrig vê que o consumo seguirá forte no último trimestre deste ano. A demanda de carne está muito forte nos Estados Unidos mesmo com nível de preço mais alto, sobretudo nos itens para churrasco. O consumidor troca e compra itens mais baratos, mas o consumo se mantém.

As margens dos frigoríficos nos Estados Unidos vieram menores neste trimestre, pressionadas pelo aumento de 29% no preço dos bovinos e pelo menor nível de industrialização. No último trimestre, a operação da companhia na região, onde é representada pela National Beef, reportou receita líquida de US$ 3,375 bilhões (representando 46% da receita líquida total da empresa), com Ebitda ajustado de US$ 150 milhões e margem Ebitda ajustado de 4,4%. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.