ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

16/Nov/2023

Suíno: custo se produção registra alta em outubro

Segundo a Central de Inteligência de Aves e Suínos (CIAS) da Embrapa Suínos e Aves, o custo de produção de suínos voltou a subir em outubro. A variação do ICPSuíno foi de 2,59%, encerrando o mês de outubro em 336,16 pontos. O índice não subia desde julho. No ICPSuíno, a alimentação pesou no índice, que teve alta de 3,19% e um peso de 73,51% na composição do custo total. Agora, o ICPSuíno acumula uma variação de -27,22% desde janeiro e, nos últimos 12 meses, de -25,17%.

Com isto, o custo total de produção por suíno vivo produzido em sistema tipo ciclo completo em Santa Catarina em agosto chegou a R$ 5,88 por Kg, R$ 0,15 por Kg vivo a mais em relação a setembro. No caso do ICPSuíno, a mudança nos coeficientes técnicos realizada em janeiro de 2023 foi responsável por uma redução de 16,2%, enquanto os preços respondem pelo restante da variação acumulada no ano e nos últimos 12 meses. O estado de Santa Catarina é usado como referência nos cálculos da CIAS por ser o maior produtor nacional de suínos.

A Embrapa informa que ampliou a informação dos custos de produção de suínos para mais três Estados. Agora, os custos de produção de suínos no mercado independente de Goiás, referentes ao primeiro e segundo trimestre desse ano, e de Mato Grosso, desde o primeiro trimestre de 2019 até o primeiro trimestre de 2023. O estado de Minas Gerais será o próximo a ter os custos de produção divulgados, ainda no segundo semestre. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.