ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

10/Nov/2023

Gripe Aviária afeta granjas comerciais no Canadá

No Canadá, a gripe aviária está se disseminando novamente na avicultura comercial, especialmente na Colúmbia Britânica. De acordo com a Agência Canadense de Inspeção de Alimentos (CFIA), aves em oito granjas avícolas comerciais no Vale Fraser e pequenos rebanhos em Merritt e Port McNeill também testaram recentemente positivo para gripe aviária, elevando o número total de surtos confirmados para 16 desde o final de outubro. As granjas afetadas no Vale Fraser incluem operações em Chilliwack, Agassiz, Mission, Abbotsford e Langley. As aves testaram positivo para a cepa H5N1 altamente patogênica, detectada pela primeira vez no Canadá em 2021 e que, desde então, levou à perda de milhões de aves.

O H5N1, que se espalha através do contato com uma ave infectada ou com suas fezes ou secreções nasais, é altamente contagioso e mortal para as aves. Em outubro, os avicultores foram orientados a tomar precauções adicionais para reduzir o risco de transmissão do vírus, incluindo a restrição de eventos avícolas e a manutenção das aves em ambiente fechado. Os surtos de gripe aviária são mais prováveis de ocorrer durante o outono, quando as aves selvagens migratórias podem transmiti-los para granjas ou rebanhos de quintal. A Associação dos Produtores de Ovos da Columbia Britânica afirma que os avicultores da província esperam que a propagação seja particularmente forte este ano.

Experimentar um surto nesta época do ano é devastador para os avicultores, pois pode significar a perda de toda a sua operação durante a época de férias. Cerca de 370 mil aves já foram sacrificadas desde outubro devido à gripe aviária, segundo a BC Poultry Association. O surto durante o outono e inverno da temporada 2022/2023 resultou no abate de cerca de 3 milhões de aves na Columbia Britânica. A pior temporada já registrada na província, em 2004, viu 17 milhões de aves serem abatidas. Fonte: Yahoo News Canadá. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.