ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

10/Nov/2023

Boi: América do Sul protagonista na oferta de carne

De acordo com a Minerva Foods, a perda gradual de volume de produção de carne bovina pelos Estados Unidos, provocada por um abate excepcional de matrizes, deve elevar a participação da América do Sul no fornecimento global da proteína. Os Estados Unidos têm uma realidade bastante dura para os próximos três anos. O ciclo vai demorar para ser revertido e a América do Sul vai ocupar esse espaço. Hoje, o continente representa 40% do trading mundial. A Minerva está bastante confiante em relação à demanda. O cenário atual deve alavancar novas oportunidades para produtores da América do Sul.

Recentemente, houve a habilitação de exportação de carne bovina para China pela Colômbia, onde a companhia opera duas unidades, e o potencial de abertura do mercado dos Estados Unidos para o Paraguai, exemplos que mostram que a América do Sul está sendo um player mais importante. A confiança vem, ainda, da gradual recuperação do mercado chinês. Esse fator, em conjunto com a incipiente retomada do mercado doméstico brasileiro, deve conferir excelentes oportunidades comerciais ao longo dos próximos trimestres.

O Paraguai é um dos mercados que devem se destacar nesse contexto. O país está em um momento de redução de oferta de fêmeas, o que é um prenúncio de uma disponibilidade maior quanto às fêmeas, que também já geraram bezerros. O Paraguai vai ser um dos protagonistas da América do Sul. Além disso, o Uruguai vive um ciclo positivo e deve ter uma produção mais forte. Além da América do Sul, a Austrália também deve aumentar sua participação no mercado global com o aumento da demanda chinesa e o choque na produção norte-americana.

Brasil, Argentina, Uruguai e Austrália formam um trader cada vez mais forte. A Minerva deve ser favorecida com a vantagem competitiva de produzir gado a pasto. O manejo a pasto evita o risco de “doença da vaca louca” e, com a diversificação geográfica, a companhia passa a ter uma oferta garantida e uma presença maior nos mercados. Outro fator que deve fortalecer a presença da Minerva no continente é a captação do BPU Meat, do Uruguai. Segundo a Minerva, a compra depende apenas da aprovação dos órgãos de antitruste. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.