ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

07/Nov/2023

Gripe Aviária: EUA registrando aumento de casos

O estado de Arkansas, um grande produtor de frango dos Estados Unidos, relatou seu primeiro surto de gripe aviária letal em um rebanho comercial de aves em um ano, enquanto o país observa um aumento no número de casos. O surto deverá expandir as restrições à exportação de aves dos Estados Unidos nos principais estados produtores, à medida que os compradores limitam as compras em áreas infectadas. A doença infectou um rebanho de 31.600 galinhas reprodutoras jovens, usadas para produzir carne no condado de Madison, Arkansas. Arkansas, o terceiro maior produtor de frangos de corte, sofreu um surto pela última vez em uma granja comercial em outubro de 2022 no mesmo condado.

A gripe aviária eliminou mais de 60 milhões de galinhas, perus e outras aves nos Estados Unidos desde 2022 e espalhou-se por novas partes do mundo. Os casos tendem a aumentar durante a migração da primavera e do outono de aves selvagens que transmitem o vírus, e lotes de aves comerciais infectadas são abatidos para evitar a propagação da doença. A Secretaria de Agricultura do Arkansas informou que foram tomadas medidas imediatas para conter a doença. O Alabama, o segundo maior produtor de frangos para carne dos Estados Unidos, confirmou na semana passada seu primeiro surto em uma granja comercial, em um plantel de quase 300 mil aves de caça.

O México, o maior mercado de exportação de frango dos Estados Unidos, embargou imediatamente os envios de aves do condado infectado. Os Estados Unidos confirmaram em outubro o seu primeiro caso de gripe aviária em uma exploração avícola comercial desde abril na Dakota do Sul. Minnesota, o maior produtor de peru dos Estados Unidos, e Iowa também relataram novos surtos. A Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) informou, no dia 2 de novembro, que o México relatou seu primeiro surto nesta temporada em uma granja comercial, apenas um mês depois de o país ter declarado estar livre da doença. Fonte: Reuters. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.