07/Nov/2023
O Ministério da Agricultura e Pecuária publicou, na sexta-feira (03/11), o edital SE/Mapa Nº 5 que regulamenta o Processo Seletivo Simplificado para contratação de profissionais em caráter temporário para atender necessidade de excepcional interesse público. São 79 vagas destinadas para os postos de trabalho de auxiliar e técnicos de laboratório, com duração de até um ano, prorrogável conforme o previsto no inciso IV do parágrafo único do art. 4º da Lei no 8.745, de 1993. E também para farmacêutico e químico com duração de até 4 anos, prorrogável. As vagas são para atuação em Brasília (DF), Campinas (SP), Porto Alegre (RS), Pedro Leopoldo (MG), Recife (PE) e Belém (PA).
Os postos de trabalho para farmacêuticos e químicos serão para o desenvolvimento de atividades relacionadas ao acúmulo de processos de registro de produtos de uso veterinário, defensivos e bebidas no âmbito do Ministério da Agricultura, conforme a Portaria Conjunta MGI/Mapa Nº36/2023. Os postos de auxiliar e técnico de laboratório trabalharão na área de diagnóstico animal dos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura em função da emergência zoo sanitária de Influenza Aviária, conforme Portaria Conjunta MGI/Mapa Nº 35/2023. Este concurso temporário é de grande importância para a Secretaria de Defesa Agropecuária. Com estes contratos, a expectativa é reduzir o estoque de processos de defensivos e produtos veterinários, além de verificar as documentações do registro automático de bebidas.
O Processo Seletivo Simplificado será acompanhado e fiscalizado pela comissão para organização, acompanhamento e fiscalização de processos seletivos, designada pela Portaria SE/Mapa Nº 34 de 23 de outubro de 2023, e realizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), por intermédio do Instituto Verbena/UFG. As inscrições para o concurso estarão abertas do dia 08 de novembro a 17 de novembro. Em relação ao concurso público autorizado em maio deste ano, o Ministério da Agricultura aderiu ao Concurso Nacional Unificado, cujas atividades estão em andamento. Fonte: Ministério da Agricultura. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.