ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

06/Nov/2023

Boi: preços em recuperação e comercialização lenta

Em outubro, os preços do boi gordo operaram em patamares maiores que os observados no mês anterior. A sustentação veio do ajuste de oferta ao longo da cadeia e do bom desempenho das exportações de carne bovina. O ritmo de negócios no mercado spot nacional, contudo, foi menor em outubro, justamente neste período que é tradicionalmente marcado pela maior liquidez.

Esse cenário se deve às vendas domésticas de carne ainda acomodadas e ao alongamento das escalas de abate por parte de algumas indústrias. O preço médio do boi gordo em São Paulo fechou o mês passado a R$ 237,50 por arroba, leve alta de 0,57% no acumulado de outubro. A média mensal, por sua vez, foi de R$ 237,83 por arroba, sendo 12,07% acima da média de setembro/2023, mas 15% abaixo da média de outubro/2022, em termos reais (as médias mensais foram deflacionadas pelo IGP-DI setembro/2023).

O avanço verificado de setembro para outubro caracteriza-se como uma recuperação, tendo em vista que os preços do boi gordo vinham registrando quedas mensais consecutivas ao longo deste segundo semestre. Esse movimento de baixa, por sua vez, era reflexo da maior oferta de bovinos e dos estoques elevados no atacado e no varejo. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.