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27/Oct/2023

Lácteos e as inovações nas indústrias de alimentos

Com as temáticas de comportamento do consumidor, comunicação com influência, inteligência artificial e influência e smart money, o BHBFestival 2023, ocorreu nos dias 24 e 25 de outubro em São Paulo, e contou com a presença de diversos agentes relevantes que trouxeram visões sobre inovações e tendências para todo o setor de alimentos e bebidas. Quanto a comportamento do consumidor, o alimento é um importante traço cultural, sendo resultado de um contexto socioeconômico, e como a juventude vem sendo um importante lançador de tendências e padrões de consumo, impactando de forma direta a inovação do setor de alimentos e bebidas. A diversidade, conforto e tendências (muitas vezes vindas das redes sociais) ditam o comportamento e a alimentação da geração atual, além da experiência gastronômica, que muitas vezes se tornam necessárias para chamar a atenção desta geração, ditando as inovações que são criadas hoje para os alimentos e bebidas.

A BRF complementou o tema mostrando sobre a necessidade de trazer maior eficiência para o processo de inovação, sempre se adequando às tendências de mercado, que são cada vez mais breves, com o objetivo reduzir o tempo de o produto ir ao mercado e evitando rupturas no processo de criação de produto. A Heinz enfatizou que a inovação sem um processo eficiente é apenas uma boa ideia, mostrando que quando uma indústria alimentícia coloca a inovação como um dos motores de partida, rever os processos e torná-los mais eficientes se torna necessário. Segundo a Equilibrium, o consumidor evita assistir os inúmeros anúncios que chegam até ele, e as marcas precisam ensinar para o consumidor aquilo que eles precisam que o consumidor saiba: quem ensina se torna autoridade e líder sobre o assunto. No setor lácteo, diante de diversas fakenews que chegam aos consumidores, este se torna um importante pontapé para que informações corretas sejam divulgadas através das próprias indústrias lácteas, ensinando sobre a importância e as vantagens do consumo de leite e derivados, utilizando até mesmo seus próprios canais de comunicação para fazerem isso.

E, diante das diversas tecnologias que estão disponíveis e sendo criadas constantemente, ressalta-se o uso da inteligência artificial nas indústrias de alimentos e bebidas. A Cronoplus abordou a importância da transformação digital no setor, citando sua aplicabilidade em diversos processos, incluindo a gestão de projetos e automação e preparo de dados, trazendo aumento da taxa de sucesso de projetos, preparando dados para aplicação de inteligência artificial e melhorando a produtividade das marcas, por exemplo. Também foi discutida a temática de influência. A Squid apresentou como é feito o trabalho de influência com influenciadores digitais: as redes sociais já são a maior fonte de busca para os jovens de até 24 anos, portanto, conseguir influenciar neste meio é essencial, e os influenciadores permitem um contato próximo com uma comunidade já estabelecida, o que é uma grande dificuldade para marcas que querem atingir grandes públicos nas redes sociais. Esse potencial é um importante meio de comunicação para todo o setor lácteo. Fonte: MilkPoint. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.