ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

26/Oct/2023

Lácteos: tendências para o mercado de alimentos

Tendências do mercado de alimentos e bebidas, nutrition & wellnes, o futuro da comida e o futuro da sustentabilidade dos alimentos, foram os tópicos abordados durante o evento BHBFestival 2023. O evento, realizado há 13 anos, ocorreu em São Paulo nos dias 24 e 25 de outubro, contando com a presença de diversos setores que interagem com os alimentos, bebidas e suplementos. Entre diversos temas, o BHBFestival aborda, por exemplo, as principais estratégias de empresas como Mondeléz, TikTok, Hypera Farma, iFood e Nestlé Health Science para se posicionarem em um mercado cada vez mais competitivo.

A Kantar pontuou sobre os comportamentos e tendências para alimentos e bebidas saudáveis dentro e fora do lar: o consumo é muito feito por hábito, quando se olha para o consumo dentro do lar, ele está muito relacionado com o hábito, porém, nos últimos tempos, principalmente o último trimestre, o sabor vem aumentando sua importância para o consumo dentro do lar. Já para o consumo fora do lar a visão é diferente, o consumo fora do lar é menor, e quando o consumidor busca se alimentar fora do lar, o sabor continua sendo importante, porém a conveniência vem sendo mais importante para esse tipo de consumo. Isso é um ponto muito relevante quando se fala de inovações dentro do setor lácteo.

A Tate & Lyle mostrou sobre a percepção atual do consumidor frente ao consumo de açúcares, apontando que cerca de 70% dos consumidores de lácteos buscam por produtos com baixo conteúdo de açúcar, e que nos últimos 12 meses a mudança no consumo de açúcar atingiu cerca de 70% dos alimentos e 68% das bebidas, sendo esse um importante fator que impactará o consumo de alimentos e bebidas em um futuro próximo. Sobre Nutrition & Welness, foi abordada a importância de associar nutrição e bem-estar, e o crescimento do mercado de suplementos. Foi pontuado sobre a importância da acessibilidade dentro deste mercado, e o crescimento na preocupação com a saúde através da alimentação em todas as classes sociais.

A Veja Saúde apontou que em uma pesquisa realizada entre leitores que são mais preocupados com a sua saúde, a categoria de leite e derivados fica em segundo lugar entre as categorias que esses leitores buscam consumir mais, mostrando a importância do setor lácteo para suprir essa busca atual por uma alimentação mais saudável. Sobre o futuro da comida, a Gouveia Ecossystem Foodservice pontuou novamente sobre a importância do foodservice e a recuperação do hábito de comer fora de casa nos últimos meses. O hábito de se alimentar fora de casa tem se sedimentado entre os consumidores brasileiros.

Além disso, foi ressaltada a importância do crescimento do foodservice para a inovação das indústrias alimentícias: O food service é uma plataforma muito boa para validar lançamentos das indústrias de alimentos e bebidas, o que também se aplica como uma tendência para as indústrias do setor lácteo. Sobre o futuro da sustentabilidade em alimentos, trazendo conceitos sobre bioeconomia e economia circular, a Unilever abordou sobre a relevância da agenda de sustentabilidade no mundo e a preocupação do consumidor com práticas sustentáveis na produção de alimentos, e como as indústrias têm se preocupado com essas práticas para gerar esses produtos sustentáveis demandados. Fonte: MilkPoint. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.