ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

23/Oct/2023

Juntos pessoas+floresta+pecuária" pode expandir

Um dos objetivos do programa “Juntos pessoas+floresta+pecuária", lançado hoje pelo Fundo JBS Amazônia em parceria com a Rio Capim Agrossilvipastoril, é de futuramente ser um guarda-chuva para vários outros hubs interessados no projeto, expandindo a iniciativa para além do Pará, onde o programa terá início. Por exemplo, Rondônia, que tem muita área de pasto degradada, já está no radar. A formação de parcerias será observada em alguns aspectos, como ter empreendedores interessados, proximidade de frigoríficos e as áreas mais abertas e degradadas.

Também há planos de, no futuro, expandir os negócios colocando o produtor na atividade de cria de gado, ou seja, produtor de bezerros de corte. A adoção do projeto não significa que a empresa veja o pequeno produtor ou fornecedores indiretos como principal obstáculo na rastreabilidade. A ideia é gerar um impacto social, inclusivo e, além disso, que seja rastreável desde o início. O Fundo JBS está criando cadeias mais curtas e ciclos que favoreçam isso. Essa iniciativa é uma visão da indústria de olhar o impacto social dentro da cadeia, de incluir esses pequenos produtores.

No início, a expectativa é alcançar 3,5 mil famílias de pecuaristas em 10 anos. Também não há perspectiva de quantos bovinos possam ser fornecidos para a JBS pelo programa, que pretende alcançar outras empresas da cadeia. O programa deve ter início com 25 pequenos pecuaristas. O próximo objetivo é de alcançar 300 produtores, em modelo ainda em ajuste. Por fim, a projeção é de alcançar 3,5 mil famílias nos principais Estados da Amazônia Legal, começando pelo Pará. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.