ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

20/Oct/2023

Suíno: Minas Gerais lidera no consumo da carne

Segundo a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), com base em dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022, Minas Gerais atingiu consumo per capita de 27,1 Kg de carne suína, superando a média nacional de 20,5 Kg por habitante. Esse marco é um sinal positivo do sucesso dos esforços do setor na promoção do consumo de carne suína. Isso contribui para equilibrar a oferta e a demanda.

Foi mencionada a importância de várias iniciativas em Minas Gerais, como “Cozinhando com a ASEMG”, “Confraria do Porco”, “Semana Nacional da Carne Suína edição Minas Gerais” e o “Dia Estadual da Carne Suína”, que têm desempenhado um papel significativo no aumento do consumo da carne suína na região. Destaque para a relevância do consumo per capita de carne, especialmente para cadeias que trabalham até o produto final, como é o caso da carne suína. Garantir um bom consumo por habitante é fundamental para qualquer negócio.

O Brasil possui uma média de 20,5 Kg de consumo por habitante, enquanto Minas Gerais alcança 27 kg e 100 gramas. Essa diferença se deve em parte ao processamento de carne no Estado, além do fato de Minas Gerais ser importador de produtos processados de carne. O crescimento no consumo de carne suína em Minas Gerais está relacionado à versatilidade dessa proteína, que pode ser preparada de diversas maneiras, atendendo desde pratos sofisticados até refeições do dia a dia, com custos atrativos para os consumidores finais. Fonte: ASEMG. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.