ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

10/Oct/2023

Frango: perspectivas são positivas para o setor

Segundo o Itaú BBA, a margem de lucro do avicultor deve ser maior neste último trimestre do ano, com custos de produção mais baixos e reajustes positivos no preço da carne de frango no atacado. Outro motivo para o otimismo é a aproximação das festas de fim de ano, que, sazonalmente, faz crescer a demanda doméstica por carne de aves, ajudando a compensar uma eventual desaceleração das exportações que geralmente ocorre.

Em relação aos custos de produção para o avicultor, o cenário segue favorável no curto prazo, com boa oferta de grãos, sobretudo de milho. Todavia, o cenário do cereal está sujeito a alterações que podem vir do risco de perdas de produtividade associados ao El Niño na Região Sul. Além disso, a baixa rentabilidade projetada para o milho 2ª safra de 2024 tende a levar a uma redução de tecnologia e mesmo redução de área. Esses fatores devem puxar para baixo as previsões de safra 2023/2024 do cereal, criando espaço para altas de preços do insumo.

Assim, sob a ótica dos compradores, é importante ter em mente a possibilidade de preços se recuperando caso as chuvas sejam excessivas na safra de verão (1ª safra 2023/2024), ou, no limite, mais adiante caso o cenário para a 2ª safra de 2024 não evolua para o produtor. Este ano, a competitividade da carne de ave frente ao dianteiro bovino está menor, dadas as altas de preço do frango e da queda da arroba bovina. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.