ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

05/Oct/2023

Leite: sistema simples de manejo melhora produção

Mudanças simples de manejo do gado trouxeram bons resultados ao Sítio Santa Helena, em Tangará da Serra (MT). Em dois anos sendo atendido pela Assistência Técnica e Gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), as vacas da propriedade passaram a ser tratadas na sombra e ficaram mais perto dos bebedouros. Adequações que não precisaram de grandes investimentos e melhoraram em mais de 100% a produção do leite.

Com a assistência do Senar-MT, a produção que era de 130 litros em 2021 passou para 270 litros. A produção aumentou com a mesma quantidade de vacas, apenas fazendo mudanças no manejo como o sombreamento, ração e trato. A ATeG Bovinocultura de Leite está presente em 1.616 propriedades rurais e em 75 municípios de todo o Estado. O maior objetivo é estabelecer e implantar um modelo de gestão nas propriedades, englobando todo processo produtivo para contribuir na tomada de decisão.

É feito o acompanhamento desde o manejo com as vacas, nutrição do rebanho, manejo do solo para produção de alimento até o levantamento do custo de produção para produzir um litro de leite. Assim, o técnico de campo consegue auxiliar e orientar os produtores nas tomadas de decisões dentro da propriedade. A ATeG é ofertada sem custo aos produtores rurais. Para participar, basta entrar em contato com o Sindicato Rural que atende a sua localidade e solicitar a demanda. Após a manifestação do interesse será analisada a logística dos atendimentos. Fonte: Sistema Famato. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.