ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

03/Oct/2023

Leite: importação recuou com medidas do governo

Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a importação de leite e derivados lácteos pelo Brasil vem diminuindo nos últimos três meses. As medidas do governo para o setor leiteiro vêm dando resultado. Desde junho, há queda significativa na importação de lácteos. Teve aumento de mais de 150% nas importações em um ano, o que é problema grave, mas os índices de importação nos últimos três meses mostram redução de importação de cerca de 25%. As importações vêm crescendo desde agosto do ano passado, quando o governo anterior flexibilizou as alíquotas para internalização desses produtos de fora do Mercosul.

De acordo com dados do Agrostat (sistema de estatísticas de comércio exterior do agronegócio brasileiro), no acumulado do ano até agosto, o País importou 185,945 mil toneladas de lácteos do exterior, aumento de 118,68% na comparação com igual período do ano passado. De junho para cá, o governo tomou uma série de medidas com a Camex que aumentou a tarifa de importação para lácteos e antecipou o fim da isenção de 10% para produtos. Essas medidas afetam o produto de fora do Mercosul e, portanto, tem pouca repercussão nas importações dentro do bloco, mas é fato que a importação está diminuindo desde então. O produto internalizado vem sobretudo do Uruguai, da Argentina e do Paraguai, membros do Mercosul. Há preocupação do setor porque os números não são favoráveis, mas o aumento da importação começou em agosto de 2022, sobretudo do Uruguai dentro do Mercosul.

São parceiros importantes, por isso, o governo trabalha na melhoria do programa para evitar outros danos. Não há nenhuma indiferença do governo com a questão. Há pressa e urgência para resolver. A redução da importação não é suficiente para resolver a crise do setor, porque há também problema de baixos preços. Não bastasse os volumes importados, também tem a questão do preço, que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está tentando resolver, em uma menção ao pacote de socorro aos produtores de leite. O tema do leite foi discutido nesta segunda-feira (02/10) em reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e com o secretário especial da Receita Federal. O diagnóstico é adotar medidas urgentemente. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.