ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

27/Sep/2023

Suíno: Itália realiza abate sanitário no norte por PSA

Na Itália, o número de suínos abatidos devido à peste suína africana (PSA) na região norte da Lombardia cresceu para quase 34.000 em 12 fazendas. Esse número de suínos teve que ser abatido para evitar a disseminação adicional do vírus. Essa quantidade também inclui fazendas onde o vírus não foi confirmado, mas onde abates foram realizados por razões preventivas. O objetivo é extinguir o surto para que o problema não se alastre para a cadeia de suprimentos de todo o setor. A Lombardia é a região italiana com o maior número de suínos. O número mostra que o vírus teve um impacto considerável no rebanho doméstico de suínos, tendo estado presente principalmente em javalis em 2022. O genótipo II do vírus da peste suína africana apareceu pela primeira vez na Itália no início de 2022. Desde então, o vírus se espalhou para 4 zonas distintas. Os dados oficiais estão mostrando atualmente:

- Uma zona no norte nas regiões da Lombardia, Ligúria e Piemonte, com um total de 924 javalis mortos e (pelo menos) 8 fazendas infectadas, levando a pouco menos de 12.000 suínos mortos pelo vírus e abates preventivos. Esta é a zona onde atualmente a atividade é mais intensa.

- Uma zona logo ao norte da capital Roma, onde 91 javalis foram encontrados infectados, e 1 fazenda foi infectada com 9 suínos no local. A situação parece estar sob controle aqui;

- Uma zona na Campânia, ao sul de Nápoles, onde 26 javalis mortos foram encontrados. Não parece haver muitas infecções adicionais ultimamente;

- Uma zona na Calábria, na ponta do sul da Itália, onde 16 javalis infectados foram encontrados e 6 fazendas foram infectadas com um total de 559 suínos domésticos abatidos. Aqui a situação também parece calma.

- O genótipo I do vírus da peste suína africana está presente na ilha italiana da Sardenha há várias décadas, uma situação conhecida como endêmica há anos. O genótipo II, no entanto, surgiu na região do Cáucaso em 2007 e depois se espalhou para a Europa, Ásia e até mesmo o Caribe. Fonte: PigProgress. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.