27/Sep/2023
Participantes de vários setores e de todo o mundo reuniram-se no dia 25 de setembro em Roma, na Itália, para a abertura da primeira Conferência Global sobre Transformação Sustentável da Produção Animal. Organizado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o evento visa abordar o desafio premente de como produzir mais com menos impacto ambiental, menos impacto social e mais retorno econômico com maior equidade. A produção animal é uma parte vital dos sistemas agroalimentares, fornecendo nutrientes essenciais para todos e melhorando os meios de subsistência e as oportunidades econômicas para milhões de pessoas em todo o mundo. A FAO defende que melhorar a eficiência é essencial para produzir mais com menos.
No caso da produção animal, a eficiência pode ser alcançada através da otimização da conversão alimentar, da redução da perda e do desperdício de alimentos e do aumento da utilização de nutrientes, o que pode reduzir a pressão sobre a biodiversidade e os recursos terrestres e hídricos, bem como diminuir as emissões de gases com efeito de estufa e mitigar a degradação ambiental. É preciso valorizar todas as pessoas que fornecem e produzem produtos de proteína animal e depois trabalhar em conjunto para melhorar todos os desafios relacionados com o setor. Muitas crianças no mundo não têm acesso ao leite, por exemplo.
A transformação sustentável e bem-sucedida da produção animal também requer uma abordagem integrada que mitigue o risco de doenças zoonóticas e aborde a questão da resistência antimicrobiana (RAM). Os participantes foram instados a partilharem ativamente os seus conhecimentos, expertise e experiências. A Conferência foi concebida para dar voz a todas as partes interessadas, incluindo pequenos agricultores e pastores, comunidades indígenas e grupos marginalizados. Foi destacada a realização simultânea de um “Diálogo Global da Juventude sobre a Transformação Sustentável da Produção Animal”, organizado em colaboração com a União das Universidades do Mediterrâneo (Unimed) e centrado em oportunidades e soluções para capacitar os jovens do setor.
Após os comentários de abertura do Diretor-Geral, os discursos foram proferidos por especialistas baseados no Norte de África e na África Oriental, enquanto Thanawan Tiensin, Diretor da Divisão de Produção Animal e Saúde da FAO, fez uma apresentação sobre as iniciativas e o trabalho da FAO na área da produção animal e ambiental. Participaram Syahrul Yasin Limpo, Ministro da Agricultura da Indonésia, Hassan Hussein Mohamed, Ministro da Pecuária, Florestas e Gama da Somália, Fernando Mattos, Ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, Thongphat Vongmany, Vice-Ministro da Agricultura e Florestas da República Democrática Popular do Laos. num painel de alto nível na sessão de abertura, tal como fizeram altos funcionários governamentais da Austrália, Brasil, Nova Zelândia, Arábia Saudita e Suíça.
Os procedimentos consistem em vários painéis de alto nível com foco em políticas e sessões plenárias densamente programadas, organizadas tematicamente em alinhamento com o programa estratégico da FAO “Os Quatro Melhores”: Melhor Produção, Melhor Nutrição, Melhor Ambiente e Melhor Vida. Os tópicos discutidos vão desde alimentação animal e genética, saúde e bem-estar animal, nutrição humana e inovações tecnológicas, incluindo alimentos à base de células, expandindo-se para estudos de caso em práticas de mitigação e adaptação climática, gestão de recursos naturais e o estado do conhecimento sobre emissões de gases com efeito de estufa. Os eventos paralelos incluem uma apresentação sobre o próximo Ano Internacional dos Camelídeos, um novo relatório da FAO sobre as emissões de metano dos sistemas pecuários e de arroz, e a abertura de uma Exposição Conjunta sobre Transformação Sustentável da Pecuária e Mecanização Agrícola Sustentável.
O diálogo com os jovens conta com um mix de histórias de sucesso, eventos de brainstorming e uma série de sessões de trabalho. Os resultados da conferência serão apresentados e discutidos no Subcomitê de Produção Animal do Comité da Agricultura, onde os membros da FAO traçam princípios, prioridades e caminhos concretos para galvanizar a transformação sustentável da produção animal nas diferentes regiões e contextos do mundo. Juntos, será possível construir um futuro mais sustentável, resiliente e inclusivo para o setor pecuário, beneficiando tanto as pessoas como o planeta. Fonte: FAO. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.