ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

22/Sep/2023

Gripe Aviária: Holanda inicia testes de vacinação

A primeira injeção foi aplicada: 1.800 pintainhas de um dia (postura) receberam vacinação contra a gripe aviária H5N1 altamente patogênica. As galinhas na Holanda nunca foram vacinadas contra a gripe aviária em ensaio de campo. Isto marca o início deste ensaio de campo, desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Natureza e Qualidade Alimentar (LNV). É um passo importante rumo à vacinação em larga escala de aves contra o vírus da gripe aviária. Pesquisas anteriores realizadas no laboratório da Wageningen Bioveterinary Research (WBVR) mostraram que duas vacinas vetoriais contra a gripe aviária altamente patogênica são eficazes contra a propagação do vírus. O ministério pede agora à Wageningen University & Research (WUR), ao Royal GD (Animal Health Service) e à Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Utrecht que investiguem se estas duas vacinas também são eficazes nas explorações avícolas comerciais. Neste início de teste de campo, os pintinhos foram divididos em vários grupos.

Em intervalos regulares, galinhas do ensaio de campo serão testadas em laboratório, sob condições controladas, para investigar a eficácia contra a infecção. Durante o ensaio, as galinhas serão intensamente monitoradas e controladas, em conformidade com a nova regulamentação europeia. Este ensaio de campo é um estudo científico e os produtos das galinhas vacinadas não serão comercializados. As galinhas já estão sendo vacinadas contra diversas doenças. O ensaio nas duas explorações comerciais durará até o terceiro trimestre de 2025. Os primeiros resultados são esperados no segundo trimestre de 2024. Em condições de campo, a eficácia de uma vacina pode diferir das condições controladas num laboratório. Por exemplo, numa exploração avícola normal o clima do alojamento inicial e do galpão são diferentes, os animais são vacinados contra mais doenças e existem outros germes presentes que podem influenciar a eficácia de uma vacina. É importante que as vacinas não só proporcionem proteção contra os sintomas da doença, mas principalmente previnam a propagação do vírus da gripe aviária.

O governo holandês quer permitir a vacinação de forma responsável, tendo em mente a saúde pública e animal e o bem-estar animal. Portanto, optou-se por uma abordagem passo a passo. Além do ensaio de campo, será realizado um piloto para vacinar um maior número de granjas avícolas na Holanda. O piloto deverá ocorrer em diversas granjas avícolas no segundo trimestre de 2024. A condição é que a vacina tenha aprovação europeia e que os resultados do primeiro teste laboratorial sejam conhecidos. O piloto também dedicará muita atenção aos efeitos da vacinação no comércio de aves e ao estabelecimento de um programa de vigilância. Esse programa de vigilância visa detectar o mais rapidamente possível qualquer infecção numa exploração vacinada, algo que pode acontecer apesar da vacinação. Isso minimizará a chance de o vírus continuar a circular. Fonte: Universidade de Wageningen. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.