ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

21/Sep/2023

Gripe Aviária: Japão suspende importações de MS

O Ministério da Agricultura confirmou a suspensão temporária do Japão sobre a importação de produtos avícolas de Mato Grosso do Sul, após a detecção de um caso de gripe aviária em criação doméstica em Bonito (MS). A Pasta foi notificada no dia 19 de setembro pelo governo japonês sobre o embargo temporário em relação a ovos, aves vivas, carne de aves e seus subprodutos do Estado. A comercialização com os demais Estados continua normalmente. A medida foi informada pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão (MAF) em comunicado de imprensa divulgado na terça-feira (19/09). No comunicado, o governo japonês diz que a suspensão foi adotada como medida para evitar a entrada da doença no país. Segundo o Ministério da Agricultura, Mato Grosso do Sul exporta ao Japão 18,4% de sua produção de carne de frango in natura, com base em dados do sistema de estatísticas de Comércio Exterior do Agronegócio Brasileiro (Agrostat).

As medidas sanitárias estão sendo aplicadas pelo Serviço Veterinário Oficial para contenção e erradicação do foco, bem como estão sendo intensificadas as ações de vigilância em populações de aves domésticas na região. Não há estabelecimentos avícolas industriais nas áreas de risco epidemiológico ao redor do foco. Até o momento, não há nenhum foco da doença confirmado em plantel comercial no País. Desta forma, o Brasil segue com status livre de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade perante a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) afirmou que todas as unidades exportadoras localizadas em Mato Grosso do Sul são de empresas que mantêm plantas em outras Unidades Federativas. Com isso, a expectativa é que haja uma reorganização do fluxo da exportação para que os impactos gerados pela decisão japonesa sejam minimizados.

Mensalmente, Mato Grosso do Sul exporta em torno de 2,5 mil toneladas de carne de frango para o Japão equivalente a 0,7% das exportações mensais totais do Brasil. A ABPA apoiará o Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil nas tratativas para o restabelecimento das exportações de carne de frango provenientes do Mato Grosso do Sul para o Japão. Cabe lembrar que, apesar do entendimento das autoridades japonesas sobre a questão, as recomendações da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), que têm sido seguidas por todos demais países, indicam suspensão de embarques apenas em ocorrências em produção comercial, o que não nunca ocorreu no Brasil. Exatamente por isto, o Brasil segue reconhecido pela OMSA como livre de Influenza Aviária. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.