19/Sep/2023
Após inaugurar, em março, sua maior planta de abate de suínos em Assis Chateaubriand (PR) e elevar em 80% a capacidade produtiva deste ano, a Frimesa dá início a uma investida sobre o mercado de São Paulo. Tem promovido eventos com potenciais clientes e no primeiro semestre de 2024 deve inaugurar seu quarto centro de distribuição em São Paulo, na cidade de Campinas. Com cerca de 12 mil pontos de venda hoje no Estado, entre varejo, atacado e padarias, a cooperativa quer chegar a 20 mil até julho de 2024. No País, serão 60 mil, ante 48 mil atualmente. A contribuição do consumidor de São Paulo ao faturamento, de 15% das vendas internas, deve ir a 25% pelo menos. O maior esforço de vendas está em São Paulo.
As vendas internas geram 75% do faturamento da Frimesa e as exportações, 25%, mas essa fatia pode chegar perto de 28% em 2024 e 30% em 2025, com a abertura dos mercados da Coreia do Sul, Chile, México e Filipinas à carne suína do Paraná. Há boa expectativa para o ano que vem. A Frimesa deve fechar 2023 com faturamento próximo de R$ 6,8 bilhões, 23% acima de 2022, mas abaixo da expectativa inicial, que era de R$ 7,1 bilhões. A explicação está na queda dos preços internacionais da carne suína em reação à menor demanda chinesa, no consumo interno enfraquecido, no aumento dos custos domésticos e no dólar em baixa ante o Real. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.