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06/Sep/2023

As 10 marcas de laticínios mais valiosas do mundo

De acordo com o último relatório da Brand Finance, principal consultora independente de avaliação de marcas, a marca chinesa Yili é a marca de lácteos mais valiosa do mundo, avaliada em US$ 12,4 bilhões. A Yili promoveu uma forte fidelidade dos clientes em seu mercado local, oferecendo consistentemente produtos de qualidade excepcional e benefícios percebidos à saúde. Isto contribuiu para um forte crescimento das vendas internas, enquanto a presença global da marca também impulsionou as suas receitas no exterior. Os produtos Yili estão disponíveis em mais de 60 países nos cinco continentes. Todos os anos, a Brand Finance analisa 5.000 das maiores marcas e publica mais de 100 relatórios classificando marcas de todos os setores e países.

As 10 marcas de laticínios mais fortes e valiosas do mundo estão incluídas no ranking anual Brand Finance Dairy 10 2023. Como marca líder de laticínios na China, a inovação em produtos lácteos está no centro da estratégia de negócios da Yili. Através de pesquisa pioneira e investimento em tecnologias de ponta, a marca expande continuamente sua gama versátil de produtos. A busca pela inovação da Yili também é acompanhada por um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável. A marca implementa ativamente medidas de proteção ambiental e lidera a indústria em seu objetivo de neutralidade de carbono. A Almarai, da Arábia Saudita, marca de lacticínios que mais cresce este ano (o valor da marca aumentou 24%, para US$ 3,4 bilhões), é bem conhecida no Oriente Médio, onde tem havido uma procura considerável pelos produtos lácteos.

Apesar dos desafios que enfrentou em 2022, a resiliência da marca foi um fator integrante que impulsionou o seu crescimento. A Almarai continuou desenvolvendo seu marketing e expandindo sua gama de produtos inovadores, incluindo o lançamento dos seus chás, cafés e produtos não lácteos prontos para beber, uma escolha cada vez mais popular entre os consumidores em todo o mundo. A marca também continua comprometida com os seus objetivos de responsabilidade social e ambiental, alinhando-se com a Visão Saudita 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Além de calcular o valor da marca, o Brand Finance também determina a força relativa das marcas por meio de um scorecard equilibrado de métricas que avaliam os gastos com marketing, o valor da marca e o desempenho do negócio (resultados financeiros).

Em conformidade com a ISO 20671, a avaliação do valor da marca da Brand Finance incorpora dados originais de pesquisa de mercado de mais de 100.000 entrevistados de 38 países e 31 indústrias. A marca de laticínios mais forte deste ano, a indiana Amul (cujo valor de marca caiu 8%, para US$ 3 bilhões), também foi classificada como a marca de alimentos e bebidas mais valiosa da Índia, onde continua a desfrutar de imensa familiaridade, popularidade e sucesso. A Amul é conhecida por produzir uma linha versátil de produtos lácteos inovadores e de alta qualidade, enquanto sua estratégia de preços competitivos torna seus produtos acessíveis a uma ampla população. A Amul também promoveu uma fidelidade à marca excepcionalmente forte entre a sua ampla base de consumidores.

Seu marketing eficaz e memorável está profundamente enraizado na cultura e herança indiana, enquanto seus esforços bem-sucedidos de marketing digital permitiram à marca permanecer à frente dos seus concorrentes. A chinesa Yili tem o maior Valor Percebido de Sustentabilidade (SPV) de todas as marcas incluídas no ranking Dairy Top 10 de 2023, com US$ 953 milhões. Deve-se notar que a posição da marca não é uma avaliação do seu desempenho global de sustentabilidade, mas antes indica quanto valor da marca está ligado às percepções de sustentabilidade. A Yili demonstrou o seu compromisso inabalável com a sustentabilidade através da sua participação ativa em iniciativas e programas das Nações Unidas (ONU).

Este ano, a marca concluiu o Programa Acelerador de Ambição Climática (CAA) do Pacto Global das Nações Unidas (UNGC). Durante o diálogo da cerimônia de encerramento em Xangai, a Yili compartilhou como seu progresso. O alcance da neutralidade em carbono foi acelerado graças ao apoio do programa. Até o final de 2022, 31 fábricas da Yili foram certificadas como “fábricas verdes” em nível estadual. Além disso, na Conferência das Nações Unidas sobre a Água de 2023, em Nova York (EUA), a Yili propôs a sua Iniciativa de Baixa Pegada Hídrica para a indústria de laticínios, tornando-se a primeira empresa chinesa a aderir ao Programa de Ação sobre a Pegada Hídrica para a indústria de laticínios. Esta iniciativa visa estender as melhores práticas da empresa a todo o mundo para reduzir a pegada hídrica através de cooperação e sinergias intersetoriais. Top 10:

- Yili (China, US$ 12,4 bilhões)

- Danone (França, US$ 8,9 bilhões)

- Mengniu (China, US$ 6,1 bilhões)

- Almarai (Arábia Saudita, US$ 3,4 bilhões)

- Arla (Dinamarca, US$ 3,3 bilhões)

- Amul (Índia, US$ 3,0 bilhões)

- Vinamailk (Vietnã, US$ 3,0 bilhões)

- Président (França, US$ 2,5 bilhões)

- Yakult (Japão, US$ 2,1 bilhões)

- illuma (China, 1,9 bilhões)

Fonte: American Industrial Magazine. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.