ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

28/Aug/2023

Boi: Brasil enviará lista de frigoríficos para China

O Ministério da Agricultura enviará nesta segunda-feira (28/08) à Administração Geral de Alfândegas da China (GACC) uma lista atualizada de frigoríficos aptos a serem habilitados a exportar para o país asiático. A solicitação de uma nova lista partiu do governo chinês, que pediu para o Brasil reduzir o número apresentado de plantas. A ideia é adequar ao que foi solicitado, de forma que a nova lista simplifique o processo para que seja possível ter novas plantas habilitadas ainda neste ano.

O número de unidades que integrarão a nova lista não foi divulgado. Inicialmente, o Brasil apresentou à China uma lista de 62 plantas de proteína animal que cumprem os requisitos sanitários exigidos e aguardam a habilitação. Posteriormente, uma leva com outras 15 unidades foi apresentada. Carlos Fávaro se reuniu com representantes da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) para tratar do tema e definir o número de plantas que comporiam a nova lista.

Será seguida a ordem cronológica de início do processo das plantas que realizaram todos os procedimentos necessários para a habilitação; este é o critério técnico que será adotado. Os frigoríficos pediram ao Ministério da Agricultura que aceite o remanejamento de plantas entre frigoríficos do mesmo grupo empresarial, que possuam mais de uma unidade na lista, o que foi acatado. A China é o principal destino das exportações de carne bovina, suína e de frango do Brasil. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.