ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Aug/2023

JBS impulsiona o PIB brasileiro e gera empregos

Uma pesquisa pioneira realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) destacou que, em 2021, a JBS e suas redes de produção associadas no Brasil foram responsáveis por movimentar cerca de 2,10% do Produto Interno Bruto (PIB) do País, ao mesmo tempo em que contribuíram para a criação de 2,73% dos empregos no território nacional. A pesquisa, conduzida pela Fipe através do Núcleo de Economia Regional e Urbana da Universidade de São Paulo (Nereus), adotou uma abordagem abrangente. Os pesquisadores avaliaram os impactos iniciais (originados diretamente das instalações da JBS), os impactos diretos (relacionados aos fornecedores imediatos de matérias-primas), os impactos indiretos (efeitos em toda a cadeia de suprimentos) e os impactos na renda (estímulo à atividade econômica).

A análise abrangeu 67 setores e 127 produtos. Para a JBS, este estudo evidencia a contribuição positiva da indústria de alimentos para o País. Essa indústria gera muitos empregos diretos e indiretos, além de manter uma longa rede de fornecedores e clientes, impulsionando uma porção significativa da economia brasileira. A JBS é uma das maiores empresas de alimentos do mundo e se destaca como uma das principais geradoras de emprego no Brasil. Segundo a Genial Investimentos, com um valor de mercado de R$ 41 bilhões, a JBS é atualmente a maior produtora global de proteínas e a segunda maior empresa de alimentos. Seu impacto é verdadeiramente impressionante. Apenas a suíça Nestlé ultrapassa a JBS como a principal fabricante mundial de todo o setor de alimentos.

Friboi, Seara, Swift e Doriana são algumas das marcas da JBS no Brasil, que também mantém operações robustas nos Estados Unidos e na Austrália. A empresa possui unidades de produção em mais de 130 municípios brasileiros e emprega diretamente 145 mil colaboradores. Somados os empregos diretos e indiretos, a JBS contribui para a geração de 2,9 milhões de postos de trabalho ao longo de suas redes de produção. A JBS emprega 260 mil colaboradores em todo o mundo, dos quais 145 mil estão no Brasil. Consegue gerar 2,9 milhões de empregos diretos e indiretos porque opera em áreas remotas do País, onde muitas empresas não alcançam. Fonte: CNN. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.