ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

21/Aug/2023

Boi: convênio promove pecuária brasileira no mundo

Nesta segunda-feira (21/08), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) estarão reunidas para a assinatura do novo convênio do Brazilian Cattle, projeto setorial que tem como objetivo promover a pecuária brasileira no comércio internacional. A parceria visa consolidar o posicionamento de referência do País, conquistando novos mercados e articulando oportunidades comerciais para o zebu brasileiro e toda sua cadeia produtiva. Juntos, ApexBrasil e ABCZ, ajudam a ditar rumos, estratégias e soluções para toda a cadeia produtiva da pecuária se fortalecer ainda mais no mercado internacional. Com esse novo convênio, serão mais dois anos de uma parceria que há 20 anos vem consolidando o Brasil como referência mundial no setor.

Desde 2003, a ApexBrasil e a ABCZ atuam conjuntamente no projeto setorial Brazilian Cattle para promover a pecuária brasileira internacionalmente, abrindo novos mercados para a exportação e promovendo oportunidades comerciais para os criadores de zebu brasileiro e toda sua cadeia produtiva. As iniciativas do projeto incluem estudos de prospecção de mercado, acordos de cooperação em nível internacional, missões prospectivas, ações virtuais, rodadas de negócios e eventos que gerem resultados positivos para o setor. Até o momento, nove convênios já foram firmados entre as partes. Para a ABCZ, o projeto setorial contribui ativamente para uma pecuária brasileira cada vez mais moderna e produtiva, gerando oportunidades para todo o setor. O Brasil possui o maior rebanho comercial bovino do mundo, com cerca de 220 milhões de animais, dos quais cerca de 80% são de raças zebuínas ou têm algum sangue zebuíno.

O setor seguirá investindo fortemente em inovações na área de melhoramento genético, qualificação da equipe técnica e dos colaboradores e na abertura de novos mercados junto com a ApexBrasil. No último ciclo do Brazilian Cattle, de 2020 a 2022, mais de US$ 348 milhões foram alcançados com a exportação de 69 produtos. Em 2022, o projeto registrou 60 empresas apoiadas que registraram um aumento de 32,1% em suas vendas para o exterior. Já o crescimento total das exportações do setor foi de 3,1%. Para essa nova etapa do projeto setorial, R$ 2,86 milhões serão alocados pela ApexBrasil, o que corresponde a 60% do investimento total do projeto. Com isso, a Agência reforça seu compromisso de fortalecer o posicionamento do Brasil como parceiro global de negócios, divulgar as oportunidades comerciais no país e no exterior, bem como inserir e ampliar a presença de empresas brasileiras no mercado internacional. Fonte: ApexBrasil. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.