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17/Aug/2023

Frigol divulga resultados do 2º trimestre de 2023

A Frigol, que atua nos segmentos de carne bovina e suína, registrou lucro líquido de R$ 24 milhões no segundo trimestre de 2023, queda de 53% ante o lucro líquido apurado em igual período do ano passado. A receita bruta somou R$ 821 milhões, recuo de 15% na comparação anual, e o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) alcançou R$ 29 milhões, 66% inferior ao Ebitda apurado há um ano, com margem de 4%. Como consequência da disciplina financeira e esforço na gestão de capital de giro, a empresa encerrou o período com caixa de R$ 292 milhões, 38% maior do que o registrado ao fim do primeiro trimestre e alta de 36% na comparação anual. Na comparação com o primeiro trimestre de 2023, a receita bruta cresceu 12%. No período de janeiro a março, a Frigol registrou prejuízo líquido de R$ 15 milhões. Foi um período de recuperação, depois de um primeiro trimestre marcado pelo auto embargo nas exportações de carne bovina para a China.

Porém, houve queda na comparação anual, com as receitas de exportação impactadas por uma valorização do Real e pela queda no preço pago pelo mercado chinês. Por isso, a Frigol adotou a mesma estratégia do período de embargo, redirecionando as vendas para o mercado interno, onde tem marcas e forte relacionamento com clientes. O fato de ter vendas balanceadas entre mercado interno e externo é positivo para companhia, pois permite flexibilidade no direcionamento das vendas. As vendas para o mercado externo representaram 54% da receita bruta da Frigol, acima dos 42% contabilizados no primeiro trimestre e em linha com os 55% atingidos no segundo trimestre do ano passado. A China foi o principal destino dos embarques, seguida da Israel. No segundo trimestre, a Frigol concluiu projetos que permitiram aumentar a capacidade produtiva de suas três plantas de bovinos, em Lençóis Paulista, no estado de São Paulo, e nos municípios de Água Azul do Norte e São Félix do Xingu, no Pará.

Com a ampliação de capacidade, a empresa poderá abater 590.000 animais em 2023, 25% a mais do que em 2022. A Frigol elegeu 2023 como o ano da eficiência operacional e está cumprindo as metas ao ampliar a capacidade de produção, sofisticar o processo de monitoramento de fornecedores para garantir a sustentabilidade, diversificar mercados, além de desenvolver ações para se aproximar de clientes no mercado externo e interno. Dessa forma, está preparada para crescer no momento de recuperação do setor. A empresa informou que, no segundo trimestre, participou da Sial China (maior feira internacional de produtos alimentícios, em Xangai), estreitando relacionamento com clientes-chave. Além da China, o bloco de países da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), que tem uma população de cerca de 700 milhões de pessoas, tem sido visto com grande potencial para a companhia.

Também no segundo trimestre, a Frigol obteve habilitação para exportar para Singapura, além da habilitação conquistada para a Indonésia em janeiro. Conforme a companhia, o próximo passo é buscar habilitações para Filipinas e Malásia. A Frigol exporta para mais de 60 países. No Brasil, a Frigol deu continuidade à expansão do projeto Açougue Completo Frigol, parceria com supermercados com foco na venda de produtos de alto valor agregado. A empresa lembrou que monitora 100% dos fornecedores diretos em todos os biomas e que recentemente anunciou que implementará o Protocolo de Monitoramento Voluntário de Fornecedores de Gado no Cerrado. Desenvolvido pelas associações sem fins lucrativos Proforest e Imaflora, a iniciativa busca o alinhamento de condutas responsáveis de monitoramento socioambiental para a compra de produtos de origem bovina no bioma. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.