ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

17/Aug/2023

Gripe Aviária: impacto limitado da suspensão do Japão

Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a suspensão temporária das importações de carne de frango de Santa Catarina pelo Japão, em virtude da detecção de casos de gripe aviária em aves de criação doméstica, fez que com somente 12 mil toneladas de produto deixassem de ser exportadas ao país asiático. A percepção é que a suspensão para o Japão não abala de forma significativa as exportações de carne de frango de Santa Catarina. O Brasil exportou 37 mil toneladas de carne de frango ao Japão em julho, mesma média de outros meses de 2023. Santa Catarina, que ainda está impedida de exportar ao país asiático, embarcou oficialmente ao Japão 9 mil toneladas em julho, que na prática irão para outros destinos.

Após as suspensões de importação de carne frango do Brasil pelo Japão, os preços do produto no país asiático subiram rapidamente em uma semana. O acréscimo foi de mais de US$ 700,00 por tonelada. De janeiro a junho, o Brasil embarcou para o Japão 257.446 toneladas de carne de frango, 8,2% a mais do que em igual período do ano passado. No mercado global, os preços da carne de frango já começam a se recuperar depois de meses pressionados. Os valores tinham recuado pela maior oferta e estoques de alguns países importadores, que anteciparam compras de carne brasileira de forma preventiva quando casos de gripe aviária começaram a ser reportados em outros países da América do Sul, mas no Brasil não. Houve um pouco de sobreoferta no mercado global.

A possibilidade de alta dos preços da carne de frango em mercados importadores, em caso de suspensões por gripe aviária, bem com a dificuldade de alternativas de fornecimento de países sem a doença, pois Estados Unidos e Europa convivem com casos em granjas comerciais e continuam exportando, levanta dúvidas sobre o efeito real nas exportações, se forem identificados casos em granjas comerciais. Se gripe aviária chegar à produção comercial do Brasil, pode ou não ter impacto nas exportações. Quem compra dos Estados Unidos e da Europa com Influenza Aviária o ano inteiro, não deve deixar de comprar do Brasil. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.