ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

17/Aug/2023

Gripe Aviária: Brasil finalizando relatório ao Japão

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) afirmou que o governo brasileiro está finalizando relatórios e traduções de documentos sobre ocorrências de gripe aviária em aves silvestres em Santa Catarina para enviar ao governo do Japão. As exportações de produtos avícolas de Santa Catarina ao país estão suspensas desde 17 de julho. O embargo deve se manter pelo período de 28 dias desde a decisão de suspensão, quando o governo brasileiro pode enviar um relatório sobre a situação do foco para análise da autoridade sanitária japonesa. Mesmo com o acordo bilateral, a retomada das vendas não é automática e depende do aval do Japão. O relatório sobre Santa Catarina deve ser enviado ao governo japonês nesta sexta-feira (18/08) ou na próxima segunda-feira (21/08).

Há expectativa de que o Japão dê retorno em prazo semelhante ao observado nas negociações sobre o Espírito Santo, que retomou os embarques de carne de frango ao país. No dia 10 de agosto, o Japão retirou a suspensão de importações do Espírito Santo, que vigoravam desde o dia 28 de junho. A expectativa é de que o timing de resposta do Japão seja parecido ou menor, já que não é a primeira vez de envio de laudos ao país. Cerca de 80% dos certificados sanitários estabelecidos com países importadores já foram modificados para que, em caso de detecção de caso de gripe aviária em produção comercial, o que ainda não ocorreu no Brasil, a suspensão das importações se restrinja a regiões, zonas ou compartimentos envolvidos, a depender do acerto com cada país, e não ao Brasil inteiro.

A China não revisou certificados, mas afirma que procederá conforme as regras internacionais. Não há nenhum documento da China ainda, mas ela compra dos Estados Unidos e da Europa (que convivem com gripe aviária em produção comercial) e fala em seguir regras internacionais. O governo brasileiro e a ABPA têm demandado que a suspensão se limite a um raio de 10 quilômetros do foco da doença. Isso é o que a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) orienta. A maioria dos países importadores já aceita os 10 quilômetros. O mundo precisa conviver com a gripe aviária. Estados Unidos e Europa têm gripe aviária quase endêmica e continuam exportando. No ano passado, 42 Estados dos Estados Unidos tinham Influenza Aviária ativa. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.