ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

17/Aug/2023

Lácteos: Fonterra elevará oferta nos próximos leilões

A Fonterra anunciou que ampliou sua oferta de leite em pó integral e leite em pó desnatado no Global Dairy Trade (GDT) para os próximos doze meses. A oferta de leite em pó integral aumentará em 20.000 toneladas nos próximos 12 meses, enquanto a oferta de leite em pó desnatado aumentará em 5.000 toneladas durante o mesmo período. As quantidades totais de gordura láctea (manteiga e gordura anidra do leite) oferecidas para os próximos 12 meses permanecem inalteradas até o momento. Com o Hemisfério Sul entrando na temporada de alta produção de leite, fontes do mercado esperam que isso seja uma reação à baixa demanda do mercado chinês nos últimos seis meses e às expectativas de demanda mais fraca para leite em pó integral durante os próximos seis meses.

A China, o maior parceiro comercial da Nova Zelândia para leite em pó integral, reduziu as importações do produto notavelmente até agora em 2023 devido ao aumento da produção doméstica; esta tendência deverá continuar durante o próximo mês. Com as oportunidades de exportação na China diminuindo, as exportações da Nova Zelândia estão buscando destinos alternativos. Ainda há um estoque mais antigo de leite em pó integral na Nova Zelândia que precisa ser movido antes do início da nova temporada. A Nova Zelândia deverá fornecer a muitos destinos importantes de exportação durante os próximos meses, devido aos seus baixos níveis de preços e ampla situação de oferta. O aumento dos volumes no GDT (Global Dairy Trade) foi causado por expectativas de demanda fraca.

As vendas estão abaixo das expectativas e, para garantir um fluxo contínuo de produtos, este é um passo cauteloso para evitar o acúmulo de estoque. Fontes do mercado em todo o mundo esperam que o aumento nos volumes de oferta pese fortemente no mercado internacional de lácteos, limitando notavelmente as oportunidades de exportação para fornecedores da União Europeia e dos Estados Unidos. Com o aumento da concorrência nos mercados de leite em pó e as margens já baixas para os produtores da União Europeia e dos Estados Unidos, fontes do mercado indicaram que parece provável que a produção de queijo aumente, já que os processadores provavelmente canalizarão mais leite para as instalações de queijo para garantir um pagamento mais alto. Fonte: Mintec. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.