ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

10/Aug/2023

Suíno: República Dominicana é um bom mercado

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) avaliou que a abertura do mercado da República Dominicana para a carne suína nacional dá ao Brasil a possibilidade de ser parceiro do país na segurança alimentar da população local. A República Dominicana é um mercado com elevada demanda, que tem enfrentado desafios severos com registro da peste suína africana (PSA) em seu território, o que tem reduzido nos últimos anos a produção local.

A expectativa é ver os efeitos desta parceria em breve, com embarques de produtos brasileiros para este mercado. A República Dominicana já compra carne de frango do Brasil, o que pode facilitar a rápida concretização de negócios com carne suína. É o quinto mercado aberto ou ampliado apenas este ano para a proteína suína, o que reforça cada vez mais a posição de destaque do Brasil no suprimento de carne suína em nível global, com o Brasil já sendo aproximadamente 12% de toda carne suína comercializada internacionalmente no mundo.

A República Dominicana produz por ano 45 mil toneladas de carne suína, mas consome 165 mil toneladas, conforme dados de 2022 do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Em 2022, a República Dominicana importou 120 mil toneladas do produto, e a projeção para 2023 aponta para compras internacionais de até 130 mil toneladas, conforme projeções do USDA. Cerca de 85% deste volume é proveniente dos Estados Unidos, seguidos do Reino Unido e Canadá. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.