ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

10/Aug/2023

Plant-Based: receita da Beyond Meat sofre recuo

A Beyond Meat anunciou que suas receitas diminuíram quase um terço, à medida que a procura por seus “hambúrgueres”, “salsichas” e outros produtos à base de plantas diminuiu, apesar dos cortes de preço realizados. A empresa de alimentos veganos informou que suas receitas caíram quase 31% nos três meses até o final de junho, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Isso resultou em uma queda de 10% nas ações da empresa no dia 7 de agosto. Diante da crise econômica, os consumidores provavelmente estão optando por proteínas de origem animal mais econômicas em vez de escolher alternativas como produtos à base de plantas.

A ambiguidade em relação aos benefícios das alternativas à base de plantas também está afetando o crescimento. Essa mudança de percepção está sendo alimentada por grupos de interesse que conseguiram semear dúvidas e medos em relação aos ingredientes e ao processo utilizado para produzir “carnes” de origem vegetal. A empresa está enfrentando dificuldades para atrair novos clientes devido à percepção de que seus produtos não são saudáveis e são excessivamente processados. No entanto, a empresa lançou uma campanha publicitária para esclarecer seu processo de fabricação transparente e simples e destacar os méritos de saúde de seus produtos.

A empresa vai intensificar as estratégias de marketing. Isso envolve educação, pois os fatos estão à vista. Os benefícios para a saúde dos produtos à base de plantas são notáveis, afirma a empresa. A Beyond Meat entrou em contato com alguns concorrentes para discutir parcerias em anúncios, com o objetivo de modificar a percepção sobre alimentos à base de plantas. A empresa projetou que sua receita em 2023 ficará entre US$ 360 milhões e US$ 380 milhões, em comparação com as previsões anteriores que alcançavam até US$ 415 milhões. A Beyond Meat tem realizado "testes" com reduções de preço para atrair clientes, oferecendo seus principais produtos a preços iguais ou inferiores aos equivalentes de proteínas animais.

Na Europa e no Reino Unido, a Beyond Meat está colaborando com a McDonald's para produzir “hambúrgueres” e “nuggets” à base de plantas, mas esses produtos não estão disponíveis nos Estados Unidos. A empresa tem expectativa de que os restaurantes de fast food nos Estados Unidos ofereçam opções à base de plantas em um futuro próximo. Em outubro do ano passado, a Beyond Meat anunciou cortes de empregos como medida de economia, visando economizar cerca de US$ 39 milhões em custos. Fonte: News.sky. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.