ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Aug/2023

Gripe Aviária: UE revisa registros sobre carne de aves

A Comissão Europeia está revendo posições em torno de casos externos e internos de gripe aviária. Desta vez, foram alteradas as licenças de importação para a União Europeia de carne de aves e produtos avícolas de quatro países, especificamente: Canadá, Chile, Estados Unidos e Reino Unido. Conforme publicado no Jornal Oficial da União Europeia (DOUE), Reino Unido e Estados Unidos (EUA) relataram novos surtos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) no condado de Kent, Inglaterra e no estado de Nova York, respectivamente.

A Comissão Europeia apreciou esta informação e determinou a suspensão de importação para a União Europeia de carne de frango e material genético de reprodução provenientes das duas regiões afetadas. Por outro lado, foi autorizada a entrada desses produtos quando provenientes da Colúmbia Britânica (Canadá), da área metropolitana do Chile e dos estados norte-americanos de Michigan, Nebraska, Dakota do Norte, Pensilvânia, Dakota do Sul e Wisconsin.

Nesses locais, foram detectados surtos de gripe aviária entre março e junho, fato que levou à suspensão das importações de carne de aves, situação sanitária que já é considera superada. A Comissão Europeia estabeleceu uma nova zona de proteção e vigilância contra a gripe aviária na província de Flevoland, na Holanda, depois que o estado notificou um surto na área. O objetivo, neste caso, é evitar qualquer perturbação desnecessária do comércio dentro da União Europeia e impedir a criação, por terceiros países, de barreiras injustificáveis. Fonte: La Información. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.