ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

31/Jul/2023

Gripe Aviária: Japão concorda com a regionalização

Segundo o Ministério da Agricultura, o Japão vai restringir os embargos à carne de frango importada do Brasil apenas aos municípios com casos confirmados de gripe aviária em produção de subsistência. No momento, as exportações de produtos avícolas provenientes de Santa Catarina e do Espírito Santo ao país estão suspensas temporariamente pelo governo japonês após notificações de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP, vírus H5N1) em aves de criação doméstica em ambos Estados. O Japão concordou com a solicitação do Brasil de regionalizar o protocolo por município. Agora, as autoridades japonesas definirão os requisitos para a retomada das exportações destes Estados. Desta forma, as restrições de exportação dos produtos cárneos de frango e ovos ficam limitadas apenas aos municípios onde houver detecção de focos da gripe aviária e não mais ao Estado todo.

A suspensão dura até o cumprimento do protocolo sanitário para que o mercado seja reaberto. As tratativas foram feitas em reunião do ministro Carlos Fávaro com os com os ministros da Agricultura, Florestas e Pesca e da Saúde, Trabalho e Bem-Estar na sexta-feira (28/07), durante missão ao país asiático. Nesta missão foram feitas tratativas diplomáticas e técnico-sanitárias e foi estabelecido, então, um ajuste no protocolo para que essa restrição passe a ser em âmbito municipal. Em Santa Catarina, o caso em ave de subsistência foi confirmado em Maracajá e já foi encerrado, segundo o Ministério da Agricultura. O protocolo japonês prevê que seja aguardado um prazo de 28 dias para envio do relatório para a análise da autoridade sanitária japonesa para retomada da exportação.

O que o governo brasileiro espera é que, com essa sinalização do governo japonês em concordar com fazer a zonificação, isso possa ser feito antes desses 28 dias. Neste caso, a restrição passaria a ser aplicada somente a Maracajá, liberando as demais localidades de Santa Catarina. O Brasil já enviou as informações técnicas para análise do governo japonês. O Brasil segue sendo um dos únicos do mundo a manter o status de livre da IAAP em granjas comerciais, conforme o protocolo da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). O Brasil é líder nas exportações de frango para o mundo, respondendo por 35% do mercado global. Do total de 2,629 milhões de toneladas exportadas pelo País entre janeiro e junho deste ano, o Japão foi o destino de 219,8 mil toneladas. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.