ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

25/Jul/2023

Gripe Aviária: PR pode adotar emergência zoosanitária

O Paraná, maior produtor e exportador de carne de frango do País, vai decidir nesta terça-feira (25/07) se adotará ou não o estado de emergência zoosanitária em virtude dos casos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) detectados no Estado. A definição será tomada em reunião do Conselho Estadual de Sanidade Agropecuária (Conesa).

O conselho coordena as ações do sistema de defesa Agropecuária do Paraná. Houve uma reunião do colegiado sobre o tema na sexta-feira (21/07) e uma nova será feita nesta terça-feira (25/07) a fim de obter a participação do setor produtivo. A adoção da emergência zoossanitária é uma recomendação do Ministério da Agricultura aos 26 Estados e Distrito Federal para que possam acessar recursos da União para conter o avanço da gripe aviária.

O governo federal já havia declarado emergência zoossanitária em todo o território nacional em 22 de maio, o que possibilitou a liberação de R$ 200 milhões em recursos direcionados para ações de controle e combate à Influenza Aviária. Santa Catarina, Espírito Santo, Bahia, Tocantins e Mato Grosso do Sul já seguiram a orientação do Ministério. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.