ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

25/Jul/2023

Gripe Aviária: balanço de casos registrados no Brasil

Após a confirmação, no dia 15 de julho, de um segundo caso de IAAP em criação de subsistência, desta vez no município de Maracajá, em Santa Catarina (ocorrência que levou o Japão a, equivocadamente ou por excesso de zelo, suspender as importações de produtos avícolas de Santa Catarina), a terceira semana de julho (16 a 22) foi encerrada com o registro de três novos casos, todos ocorridos em áreas litorâneas e relacionados a aves silvestres.

Nesses três casos estiveram envolvidos os municípios de Itanhaém (SP), Macaé e Maricá (ambos no Rio de Janeiro) e, com eles, subiu para 67 o número de casos registrados desde a primeira ocorrência, em 15 de maio. Como, desse total, 97% deles (65 casos) se referem exclusivamente a aves silvestres e apenas 2 envolvem criações de subsistência (o primeiro foi registrado em Serra, no Espírito Santo), o Brasil, comercialmente, permanece livre da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade. Nesta semana, todas as atenções do setor estarão voltadas para o Japão, onde o Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro dialoga com o governo e as autoridades japonesas buscando reverter o embargo imposto aos produtos avícolas de Santa Catarina e Espírito Santo.

Internamente, ao nível das Unidades Federativas e dos inúmeros municípios brasileiros com ou sem atividades avícolas representativas, governadores e prefeitos devem se movimentar para, conforme recomendação do Ministério da Agricultura, declararem Emergência Sanitária em suas respectivas áreas de atuação. No final de semana, alguns Estados, como Bahia, Espírito Santo, Santa Catarina e Tocantins, já haviam adotado essa medida. Fonte: AviSite. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.