ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

20/Jul/2023

Gripe Aviária: Japão alega que medida é preventiva

O governo japonês justificou o embargo à importação de aves vivas e carne de frango de Santa Catarina como uma medida para evitar a entrada da gripe aviária no país. O posicionamento consta em um comunicado à imprensa do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca, enviado pela Embaixada do Japão no Brasil. Segundo o comunicado, a fim de tomar todas as medidas possíveis para evitar a entrada dessa doença no Japão, a importação de aves vivas, carne de aves, etc. do estado de Santa Catarina foi suspensa na segunda-feira (17/07).

A suspensão da importação de aves vivas, carne de aves, etc. do país ou região onde ocorreu o surto é para evitar que as aves vivas criadas no Japão sejam infectadas com o vírus e para sanitização dos alimentos. Entretanto, o ministério japonês afirmou que um surto de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (vírus H5N1) foi detectado em uma "granja" em Santa Catarina e informado pela autoridade sanitária brasileira.

Contudo, o foco confirmado no sábado (15/07) no Estado foi em uma propriedade de criação doméstica (produção de subsistência) em Maracajá e não em granja comercial, de acordo com informações do Ministério da Agricultura. O mesmo argumento, de evitar a propagação da doença e que os animais do país sejam infectados, foi usado pelo Ministério da Agricultura do Japão em 28 de junho, quando o país suspendeu a importação de produtos avícolas do Espírito Santo, após a confirmação de um foco de gripe aviária em produção doméstica no Estado.

Na ocasião, o governo japonês também citou "surto em granja" para justificar o embargo. Questionada sobre o pedido do Ministério da Agricultura do Brasil de que o Japão revise o embargo por se tratar de foco em produção de subsistência e não no plantel comercial, a Embaixada apenas informou o status atual de suspensão. De acordo com o Ministério das Finanças do Japão, o país importou 438.339 toneladas de carne de frango, aves e pintos de um dia do Brasil no ano passado. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.