ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

20/Jul/2023

Languiru em processo de liquidação extrajudicial

A Languiru ingressa num novo estágio do seu plano de reorganização. Na terça-feira (18/07), os associados aprovaram processo de liquidação extrajudicial da Cooperativa como medida de proteção ao patrimônio diante do cenário de reorganização econômica, financeira e de negócios da Languiru, além da possibilidade da manutenção de suas atividades. A medida foi apresentada, discutida e aprovada em Assembleia Geral Extraordinária (AGE). O processo de liquidação extrajudicial dá mais segurança às negociações em andamento, amplia o tempo necessário para as ações que possibilitem o revigoramento da Languiru e a manutenção de suas operações. As medidas duras que estão sendo adotadas possibilitarão a continuidade, em uma nova realidade.

É preciso minimizar os impactos dessa situação na sociedade como um todo. A condução do processo de liquidação extrajudicial fica a cargo do liquidante eleito, acompanhado dos membros do novo Conselho Fiscal. Todo trabalho realizado objetiva a continuidade da Languiru. O próximo passo que precisa ser dado o quanto antes é a venda do Frigorífico de Suínos, em Poço das Antas, cujas atividades já foram descontinuadas no dia 30 de junho. As negociações da unidade industrial contam, até o momento, com quatro investidores interessados. A partir da venda do Frigorífico de Suínos, a Languiru elabora plano de pagamento aos credores, que permitirá honrar com seus compromissos.

A estratégia de reorganização, a partir da geração de caixa por meio da venda do frigorífico, também prevê o aporte de recursos da Languiru nos segmentos de aves, leite, nutrição animal, supermercados e lojas Agrocenter. A liquidação extrajudicial não decreta a extinção da Languiru. Pelo contrário, é alternativa para continuidade das atividades. A recuperação judicial não é um caminho possível para a Languiru no seu plano de reorganização. A legislação específica das cooperativas usa o procedimento de liquidação extrajudicial, caminho que dá segurança jurídica, com as decisões para os rumos da Languiru nas mãos dos associados. Fonte: Languiru. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.